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Sexta - 20 de Fevereiro de 2015 às 19:12

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Divulgação/Manifestantes

Principal auxílio da bancada federal de Mato Grosso em Brasília (DF), mais precisamente dos senadores do Estado, deverá ser quanto à infraestrutura das rodovias. A avaliação é de Cidinho Santos (PR-MT), primeiro suplente do senador Blairo Maggi, quanto às reivindicações do setor do transporte (empresários e caminhoneiros) em Mato Grosso. A paralisação dos transportadores é realizada nas seis principais cidades produtivas do Estado. Em Sinop o bloqueio é realizado na saída do município para Santarém (PA), principal rota da região Norte do Brasil para o escoamento da produção de grãos mato-grossenses.

Em entrevista ao Agro Olhar, Cidinho Santos declarou que ele e o senador Blairo Maggi estão acompanhando e apoiando a luta dos empresários e motoristas do transporte de cargas de Mato Grosso.

“A bancada federal pode auxiliar mais quanto à infraestrutura das rodovias. Entretanto, o preço do litro do óleo diesel já é um pouco mais complicado, visto haver o ICMS dos Estados e no caso de Mato Grosso ainda há o Fundo de Transporte e Habitação (Fethab)”, frisou Cidinho Santos ao Agro Olhar.

Em nota ao Agro Olhar, na quinta-feira (19), o senador Blairo Maggi declarou já estar em conversa com o governo federal em relação à aprovação da Lei dos Motoristas por parte da presidente Dilma Rousseff sem veto, uma das demandas solicitadas pelo setor do transporte. O senador frisou apoiar a causa e que "Fui procurado pelos organizadores do protesto e já estou conversando com o governo sobre a prorrogação dos financiamentos de caminhões comprados no ano passado. E, também, sobre a Lei dos Caminhoneiros, já aprovada pelo Congresso Nacional, para que seja sancionada pela presidente, sem veto".

Outras formas de transporte

O senador mato-grossense José Medeiros (PPS-MT) cobrou mais uma vez o governo federal na tribuna do Senado na tarde de quinta-feira (19). Ele que já havia usado a tribuna na quarta-feira (18), para cobrar providência do governo federal sobre as reivindicações dos transportadores, frisou da necessidade de se investir em outros modais de transporte, em especial em Mato Grosso, como hidrovias e ferrovias.

Hoje, em Mato Grosso aproximadamente 70% do transporte de cargas é rodoviário. O óleo diesel consome, atualmente, 50% do custo do transporte.

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), em Mato Grosso o litro do óleo diesel (comum) saltou de R$ 2,87 do dia 18 de janeiro para R$ 3,055. Em quase um mês o litro médio em Alta Floresta subiu de R$ 3,04 para R$ 3,26, em Cáceres de R$ 2,80 para R$ 2,93. Já em Cuiabá de R$ 2,86 para R$ 3,06, chegando a R$ 3,27. Em Rondonópolis, revela a ANP, o salto foi de R$ 2,86 para R$ 3,02, atingindo a marca de R$ 3,15.

A ANP mostra ainda que em Sinop o preço médio do litro do óleo diesel foi de R$ 2,93 para R$ 3,11, chegando ao preço máximo de R$ 3,33. Em Sorriso de R$ 3,01 para R$ 3,18, atingindo o preço máximo de R$ 3,29.

No caso do óleo diesel S-10 a variação em um mês do preço médio foi de R$ 3,02 para R$ 3,19, chegando ao peço máximo de R$ 3,45.





Fonte: Agro Olhar

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