Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Setembro de 2012 às 16:27

    Imprimir


O relator da comissão especial do Senado que examina o anteprojeto do novo Código Penal (PLS 236/12), senador Pedro Taques (PDT-MT) esteve mais uma rodada de debate com líderes católicos e evangélicos. Dessa vez, o parlamentar discutiu as mudanças legislativas com representantes de Mato Grosso. O encontro ocorreu em Cuiabá. "Poucas vezes um texto importante como o Código Penal foi elaborado pelo Congresso. Geralmente vem do Executivo, de um ministério. O Novo Código é de grande importância para o Brasil, mas não vamos aprová-lo de afogadilho. A ideia é discutir com tranqüilidade", enfatizou Pedro Taques.

De acordo com o presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), pastor Wilton Acosta, a ideia de reunir movimentos cristãos para debater a legislação penal com o relator da matéria serviu para destacar os pontos que consideram preocupantes. "É um momento muito importante, já que mudanças significativas podem acontecer. Estamos atentos e participando ativamente deste debate. Portanto, queremos ser vistos não apenas como religiosos, mas como cidadãos", afirmou o pastor Wilton.

Entre os pontos polêmicos destacados no encontro estão a possibilidade de aprovação da ampliação das hipóteses de aborto e o abrandamento das penalidades aplicadas a quem comete ou ajuda a praticá-lo. A diminuição da idade máxima para tipificação de violência sexual contra vulneráveis também desperta temor, já que segmentos avaliam que a medida favorecerá o aliciamento de meninos e meninas para a prostituição.

Ciente da necessidade de um amplo debate, Pedro Taques lembrou que o Senado prorrogou o prazo da comissão especial de senadores criada para analisar a reforma legislativa. Ele frisou que não há prazo determinado para o fim do trabalho do colegiado, no entanto, alertou para a necessidade da apreciação da proposta.

"Minha preocupação é que usem esses 10 temas mais polêmicos do Código Penal para não avançarmos na aprovação do novo texto. O trabalho dos juristas foi ousado, pois revoga 110 leis e reduz 1.700 comportamentos classificados como crimes para cerca de 800. Existem alguns equívocos, mas estamos buscando corrigi-los nestes debates com o cidadão", finalizou Pedro Taques.
A iniciativa da reunião em Mato Grosso foi uma parceria do Fenasp com o Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá e Mato Grosso (Comec).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40896/visualizar/