Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Março de 2015 às 00:20

    Imprimir


Um aplicativo criado por um engenheiro de computação de São Carlos (SP) permite que o eleitor tenha acesso às leis e projetos que tramitam no Congresso Nacional. A invenção surge em meio a manifestações organizadas pelas redes sociais, que surgiram novamente em 10 cidades da região, além do restante do país, no mês de março. No entanto, a ferramenta aponta para a necessidade de saber o que reivindicar, acompanhando o que os deputados ou senadores estão discutindo ou votando.


Para a cientista política Regina Laisner, muitas vezes a falta de informação torna as passeatas menos eficazes. “Esses movimentos demonstram uma série de insatisfações que a população tem em relação ao governo, ao contexto atual. Acho que é extremamente importante a gente pensar em uma política que seja feita não só pelo governo, mas uma que a população esteja participando de fato. Muitas vezes essas insatisfações são colocadas sem muito fundamento. Nós vimos nessas manifestações umas séries de demandas com algumas contradições. Por exemplo, pedindo muitas vezes o fortalecimento da democracia com um pedido de intervenção militar”, explicou.
'Siga lei'
Por isso, a ferramenta criada pelo engenheiro Danilo Amaral de Oliveira ajuda a fiscalizar o que os políticos estão fazendo e, assim, a combater a corrupção, um dos principais temas das manifestações. O aplicativo "Siga Lei" permite acompanhar cada um dos projetos de lei que estão tramitando e sendo votados no Congresso Nacional.

Por meio dele, é possível buscar projetos por temas, saber quem foi o autor e acompanhar como a lei está evoluindo na pauta da Câmara dos Deputados ou do Senado. Quando um projeto é vetado ou aprovado, dá para saber quem foram os deputados e senadores que votaram contra ou a favor.

Além disso, também há a possibilidade de marcar os projetos que mais interessam ao usuário clicando em um ícone que ativa as notificações sobre o assunto. “É o primeiro passo para participar da política. É um novo meio de você participar e influir na decisão dos políticos que você elegeu. Essa ideia surgiu em uma conversa entre eu e meu irmão, quando ele disse da necessidade em estar sempre acompanhando os projetos-lei em discussão. Ele trabalha com equipamentos médicos e é um mercado que depende muito de estar de acordo com a regulamentação que é discutida em Lei”, disse o criador do aplicativo.

Protestos
O estudante Achiles Siqueira participou de outras manifestações, mas decidiu não participar em 2015 porque achou que os movimentos não tinham objetivo claro. “Nessa manifestação eu senti que não havia algo muito palpável para nos apegarmos a lei ou algo que poderia trazer alguma mudança política”, contou.

Siqueira já baixou o aplicativo e acredita que a ferramenta pode ser útil para futuras reivindicações. “Para conseguir ter um argumento correto para mudar um governo. Não só ditadura militar e outras opções que o pessoal deu sem embasamento nenhum”, comentou.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/409862/visualizar/