Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Setembro de 2012 às 14:50
Por: Iara Vilela

    Imprimir


ICMBio/ Parna da Chapada dos Guimarães
Brigadistas tentam combater incêndio no Parque de Chapada
Brigadistas tentam combater incêndio no Parque de Chapada

Uma aeronave deve ser usada na tarde desta quarta-feira (19) para combater o incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 km de Cuiabá. De acordo com a administração do parque, duas frentes de combate foram montadas para controlar o fogo que está localizado no Morro de São Jerônimo.

Cecílio Pinheiro, gerente do parque, afirmou ao G1 que a aeronave estava sendo usada apenas para monitoramento. “Está previsto que hoje vamos usar a aeronave porque o fogo está em uma área em que ela será eficiente”, afirmou ao completar que o lançamento de água será feito no período da tarde. “Hoje foi feito um sobrevoo para saber se poderíamos usar a aeronave já pela manhã. Mas o piloto avaliou que não”, explicou.

Ainda de acordo com Pinheiro, duas frentes de combate foram montadas para que o incêndio seja controlado mais rapidamente. “Tem uma equipe de cerca de 15 homens do Corpo de Bombeiros e de funcionários das fazendas próximas na parte baixa do morro para combater por lá”, contou. Já a segunda parte da equipe é formada por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Essa frente de combate está na parte de baixo do morro, tentando combater na parte da encosta”, ressaltou.

O fogo dentro da área do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães chegou a ser controlado no último domingo (16), porém, o incêndio voltou a ser registrado no Morro de São Jerônimo na madrugada de segunda-feira (17). 

Os brigadistas atuam na área desde o dia 7 de setembro, quando um grande incêndio foi registrado no entorno do parque. Desde então, as equipes trabalharam na região para tentar combater o incêndio. No dia 11, o fogo adentrou o parque e consumiu uma área que equivale a três mil campos de futebol





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41014/visualizar/