Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 19 de Setembro de 2012 às 12:31
Por: Paulo Alves

    Imprimir


Reprodução/Slashgear
BMW propõe sistema de aquecimento por infravermelho
BMW propõe sistema de aquecimento por infravermelho

A BMW apresentou uma nova tecnologia que poderá mudar a maneira como os aquecedores funcionam nos automóveis. Em vez do sistema comum de aquecimento de ar levado ao interior do carro por ventiladores, a empresa alemã pretende usar raios infravermelhos para aquecer diretamente os corpos dos ocupantes do veículo.

A tecnologia, ainda sem previsão de lançamento, promete aquecer as pessoas dentro da cabine do veículo em até 60 segundos, mesmo com as mais baixas temperaturas externas, pois seu princípio de funcionamento não depende do aquecimento prévio das moléculas de ar.

A utilização de infravermelhos também serviria como alternativa para baixar o consumo de energia dos aquecedores comuns, o que beneficiaria especialmente carros elétricos e híbridos, pois sua autonomia depende diretamente da energia restante das baterias.

Um sistema de aquecimento por meio de raios infravermelhos poderia também economizar energia ao direcionar o calor somente aos assentos ocupados, deixando os espaços livres em temperatura ambiente. Além disso, a BMW não descarta incluir no pacote um sistema que aproveite o calor dissipado do carro para o aquecimento dos passageiros, o que diminuiria mais ainda o consumo de energia, aumentando o tempo de autonomia de carros elétricos em até 30%.





Fonte: TechTudo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41025/visualizar/