Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Sexta - 10 de Abril de 2015 às 10:55

    Imprimir


Foto: Reprodução/Ilustração

A flor Lótus Branco é usada como metáfora para chegar ao auto-conhecimento

A flor Lótus Branco é usada como metáfora para chegar ao auto-conhecimento

Para aqueles que gostam de estudar e discutir filosofia, a escola Nova Acrópole realiza nesta quinta-feira (09) a palestra “Como vencer a si mesmo”. O debate de idéias é uma amostra do curso de filosofia prática e acontecerá às 19h30.


O curso em si começa no dia 16 de abril. Sobre a palestra, a professora Maisa de Oliveira disse: “Quando um homem decide viver apenas para os próprios desejos ele não se realiza enquanto ser humano, ao contrário, é como se sempre estivesse faltando algo. O mesmo não ocorre quando sabemos o que é verdadeiro em nós e decidimos viver para isso. Esta é a felicidade completa, pois provém de dentro de cada ser e não necessita de combustíveis externos”.

De acordo com a palestrante, não importa o momento histórico, os problemas humanos sempre foram os mesmos. O medo, a dor, o pessimismo, a carência, a incompletude. No entanto, ao alimentar tais sentimentos o homem fica cada vez mais debilitado e encontra menos sentido na vida. “Quando decidimos que a tristeza é só um sentimento passageiro e que a felicidade é nossa meta. Paramos de nos identificar com as coisas que nos deixam para baixo e passamos a buscar aquilo que nos eleva”.

O domínio consiste em sabermos o que é o melhor para o corpo ou para o espírito e no trabalho necessário para se chegar a essa realização. “É preciso começar nas pequenas coisas, aprender a se limpar daquilo que impede sua marcha, se desvencilhar de seus temores, para que possa crescer e alcançar seus objetivos e surgir de dentro para fora como o Lótus Branco”, afirma.

Conta-se que o Lótus Branco é uma flor que surge no fundo de um lago e precisa vencer diversas intempéries para chegar à superfície e florescer. Ela não pode se identificar com o lodo e nem com a água, pois sabe que para conhecer o sol terá que subir até a superfície. De acordo com a professora, o mesmo ocorre com o ser humano que quer conhecer a si mesmo. “Vencer não é chegar à vitória final, mas sim o passo a passo, superar cada degrau, um por vez. Temos que saber onde queremos chegar, porém temos que olhar sempre para o primeiro passo que daremos, viver o presente”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/410985/visualizar/