Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 18 de Setembro de 2012 às 17:53

    Imprimir


Com quase quatro meses de duração e mais de 60 horas de aulas práticas e teóricas, a Oficina de Teatro Musical “On Broadway” está em fase de finalização e montagem de seu espetáculo de encerramento. Os 18 participantes sobem ao palco do Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá, para três grandes apresentações nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com a produção do musical escolhido para a ocasião: “O Rei Leão”.

 

A oficina que iniciou em 05 de junho e segue até 20 de setembro, trouxe conteúdos específicos, como aulas de expressão corporal, várias modalidades de dança, alongamento, interpretação teatral, dramaturgia, figurino, elementos de cena, maquiagem, caracterização e canto, além de encontros de planejamento, produção e de estudos de musicais consagrados.

 

Rafael Cerigato, professor da oficina, explica que o trabalho foi baseado por misto de técnicas, já que o gênero teatro musical exige aprendizados em dança, teatro e canto. “Durante as 16 semanas de oficina, os alunos puderam experimentar no corpo, várias vertentes artísticas. Como nós tínhamos aqueles vindos de linguagens específicas como do teatro, da dança e do canto, as aulas foram uma oportunidade de trocar experiências e aprimorar aquela modalidade com a qual cada um tinha menos contato”, lembra. Para complementar o conteúdo teórico foram somadas aulas de cenografia com o profissional Robson Oliveira e de figurino com Luciana Lins, dois grandes colaboradores também para o espetáculo de encerramento.

 

O trabalho minucioso de apresentar o gênero aos participantes da oficina e desenvolvê-lo durante aula após aula, transparece não apenas nos movimentos dos corpos realizados durante os ensaios, mas também na forma com que eles expressam a experiência individual com a oficina. A aluna, Janaynna  Arcanjo, 22 anos, refere-se ao cuidado e atenção durante as aulas como peça fundamental para um aprendizado intenso e prazeroso. “Nas aulas não aprendemos somente coreografias, músicas ou como interpretar uma personagem, aprendemos cada detalhe, a importância de cada movimento, expressão facial e corporal. Não estudamos somente o prático, mais também o teórico de cada item necessário para criar um espetáculo grandioso. Assim as aulas tornam-se interessantes, principalmente, na fase de montagem, pois é quando sentimos num todo o que aprendemos”, descreve.

 

Outra aluna da oficina, Franciesca Dinarte Ramos, 25 anos, elogiou a didática usada em cada uma das técnicas que foram ministradas. “As aulas de técnica vocal e sapateado foram minhas favoritas, apesar de ter gostado muito de todas as outras. As aulas de história do musical também foram muito interessantes, pois grande maioria de nós alunos não tinha conhecimento mais aprofundado sobre o assunto”, lembra. Ela também menciona que a construção do espetáculo vem adquirindo fluidez e harmonia, não só pela competência do professor, mas também pelo grupo que foi reunido. “Acredito que podemos realizar trabalhos futuros com esse grupo, e é claro, trazer novos integrantes”, finaliza.

 

O Musical

 

Segundo o professor Rafael, a escolha de O Rei Leão deu-se tanto pela paixão pela história e músicas, como pela possibilidade de criação e atuação que os personagens oferecem. Depois de escolhido o musical, a montagem do espetáculo foi iniciada já com a participação dos alunos, onde uma face mais criativa e coletiva foi priorizada. “Todos tiveram contato com musicais dos mais diversos, dos clássicos aos mais modernos, como Chicago, West Side, Hair, Jesus Christ Super Star, Avenue Q, entre outros, além de usarem de toda a experiência adquirida nas aulas para pensarem no espetáculo final”, explica.

 

Para a escolha dos personagens os alunos passaram por audições, onde era preciso interpretar cenas dos personagens que gostariam de vivenciar durante o espetáculo. “As audições foram uma forma interessante de trabalhar, pois cada um, ao pensar na personagem quista, usou seus próprios filtros e passou por um processo de reconhecimento de suas capacidades. Além disso, a audição permitiu uma oportunidade igual a todos e também surpresas para a produção, pois, por mais que o professor conheça seu aluno, a potencialidade real de cada um nunca fica evidente”, explica Paula Naves, diretora artística do CTC.

 

Desde que o Cine Teatro começou a promover capacitação por oficinas, os espetáculos de encerramento mostraram-se como um diferencial e tem dado visibilidade, não somente para a casa, mas também para os alunos que levam consigo a experiência de estar em um palco. “O espetáculo de enceramento permite mensurar a qualidade cênica e capacidade técnica dos envolvidos no teatro musical, além de garantir à sociedade, espaço de entretenimento a uma nova forma e expressão estética, ainda pouco praticada nos palcos cuiabanos”, pontua Carlos Ferreira, gestor cultural do Cine Teatro Cuiabá.

 

 A oficina

 

A primeira Oficina de Teatro Musical “On Broadway” aconteceu em 2011, e possuía um caráter experimental, com apenas dez dias de duração. Após os ótimos resultados da primeira experiência, os parceiros decidiram por um formato mais longo que incluísse um período maior de ensaios e montagem.

 

Esse formato com maior durabilidade, segundo o gestor cultural do Cine Teatro Carlos Ferreira, foi importante por respeitar o contexto do gênero teatro musical, em Mato Grosso, ainda pouco praticado. “Foi necessário um período maior de aulas para que o conteúdo pudesse ser introduzido de modo eficiente e com comprometimento artístico, e desta maneira, fizesse parte da profissionalização da classe artística e de novos talentos”, explica.

 

A Oficina de Teatro Musical é uma parceria entre o Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e o profissional Rafael Cerigato.

 

 

Serviço

Espetáculo de Encerramento Oficina de Teatro Musical “On Broadway”
28 de setembro, sexta-feira, às 21h
29 de setembro, sábado, às 21h
30 de setembro, domingo, às 19h
Ingressos: no Ingresso.com, e na bilheteria do CTC a partir de 25 de setembro, das 14h às 18h. Nos dias de espetáculo das 14h até o início das apresentações.
Valor: 20 reais e 10 reais (meia)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41106/visualizar/