Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 04 de Junho de 2015 às 16:37

    Imprimir


Em reunião realizada nesta terça-feira (2), no Palácio Paiaguás, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) participou juntamente com prefeitos, vereadores, sindicatos e representantes do setor de base florestal para buscar um encaminhamento que destrave os Planos de Manejo Sustentáveis. O governador Pedro Taques (PDT) e a secretária de Meio Ambiente Ana Luiza Peterlini irão estudar a possibilidade de liberar 30% das áreas para os manejos, de forma emergencial, antes do parecer final, para garantir a viabilidade da safra 2015.


Conforme o deputado Oscar Bezerra, o setor corre o risco de quebrar. “Temos vários empresários que podem demitir funcionários, pais de famílias, porque não possuem o manejo para explorar. Acreditamos que com esta liberação para explorar 30% das áreas dos manejos, em conjunto com a liberação da vistoria prévia podemos por fim a este entrave ao setor que é responsável pela 4ª economia do Estado”, destacou.

Com a liberação da vistoria prévia, que será realizada apenas com a determinação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) diminui-se o tempo de espera, já que as vistorias ocorriam em um prazo de 60 a 90 dias.

Porém, o setor pleiteou a possibilidade de liberar 30% dos manejos que ainda não foram aprovados, conforme é previsto em lei. O governador Pedro Taques determinou aos técnicos que realizem este encaminhamento de forma emergencial para resolver o entrave ao setor florestal.

“Infelizmente o setor está travado como um todo, e mecanismos serão criados como a liberação de 30% dos manejos já protocolados para suprir a pendência, e atuar em cima deste percentual. No entanto, os engenheiros explicaram que existe uma restrição dentro do sistema, então temos que saber se é possível permitir o uso destes 30%, pois, desafogaria e faria o setor andar novamente”, defendeu o deputado Oscar.

O parlamentar assegurou que estará acompanhando todas as dificuldades do setor para garantir a representatividade junto ao governo do Estado.





Fonte: Nortão Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/413656/visualizar/