Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 16 de Junho de 2015 às 15:38

    Imprimir


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (16) uma operação contra o furto de cargas no Porto de Aratu, em Candeias, na região metropolitana de Salvador. O prejuízo total está avaliado em R$ 100 milhões. Segundo a PF, cerca de R$ 10 milhões eram furtados anualmente há cerca de 10 anos. A investigação foi iniciada em 2014.


A operação "Carga Pesada" deve cumprir 24 mandados de prisão, 27 de busca e apreensão, além de duas conduções coercitivas na Bahia e em Minas Gerais. Ainda de acordo com a polícia, a operação conta aproximadamente com 200 policiais. Na Bahia, além de Candeias e Salvador, a PF realiza ações em Simões Filho e Camaçari.




Segundo a PF, duas empresas foram alvos do furto, uma de concentrado de cobre, que é a única que importa o material no Brasil, e outra de fertilizantes. As investigações começaram a partir de duas apreensões de caminhões realizadas pela polícia em Minas Gerais e São Paulo.

A organização era composta pelos diretores da cooperativa, que organizava o carregamento de caminhões e o transporte de todas as mercadorias do Porto de Aratu para unidades produtoras e consumidores em diversas regiões do país. Eles contavam também com o auxílio de guardas e empregados das empresas furtadas, agentes da empresa de segurança patrimonial, motoristas e policiais reformados.

Além do roubo das cargas, a quadrilha extorquia e intimidava testemunhas. A Polícia Federalidentificou três homicídios e três tentativas de homicídios praticados por integrantes da organização.

Os envolvidos vão responder por furto qualificado, participação em organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva e homicídios de testemunhas que ameaçaram delatar a organização. Uma coletiva deve ser realizada às 10h desta terça-feira, na sede da Polícia Federal, em Salvador, para detalhar operação.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/414151/visualizar/