Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 24 de Junho de 2015 às 08:24

    Imprimir


Mato Grosso tem para este ano o menor estoque de bovinos machos, com mais de 24 meses, dos últimos 9 anos, de acordo com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Os números da segunda etapa da vacinação contra febre aftosa de novembro de 2014 revelam que o estoque de animais machos prontos para abate é 3,9 milhões de cabeças, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

Esse resultado é reflexo do grande volume de matrizes encaminhadas para o abate entre os anos de 2011 e 2013, que comprometeu a oferta de animais para reposição nos anos seguintes, segundo a Acrimat.

Um estudo do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) constatou que, para os próximos dois anos, os resultados revelam que a oferta de boiadas deve melhorar no ano que vem, mas que a maior parte dos animais disponíveis para abate chegará somente em 2017.

O superintendente da Acrimat, Olmir Cividini, afirma que o estoque para 2016 tende a aumentar, porém ainda de forma contida, alcançando 3,96 milhões de cabeças, representando um acréscimo de 1,6% em relação a 2015. Já para 2017, a expectativa é que haja um maior estoque de animais aptos ao abate, ultrapassando as 4 milhões de cabeças.

O estudo lembra que, a partir de 2013, o clima favoreceu a produção de forragem e deu condições para que fatores como reprodução e produtividade fossem determinantes para o bom desempenho dos animais.

Dessa forma, aliados às boas condições para a produção no campo, os ótimos preços da arroba do boi gordo e da reposição desencadearam em mais um ciclo de retenção de fêmeas. Entre 2013 e 2014, o volume de matrizes com idade acima de 24 meses encaminhadas ao abate diminuiu 13,5%, passando de 2,56 milhões de cabeças para 2,21 milhões de cabeças, conforme dados da Acrimat.





Fonte: G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/414724/visualizar/