Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Julho de 2015 às 20:07

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) tem promovido atendimento diferenciado aos técnicos municipais que operam os Sistema de Gestão e Tecnologia da Informação do CadÚnico e Programa Bolsa Família, por meio da Superintendência de Transferência de Renda vinculada a Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas). 


O atendimento é realizado por meio agendamento e proporciona aos municípios atenção diferenciada, contando com ambiente propício para o encontro, contendo quatro computadores, notebooks e equipamento multimídia Data Show.

Desta forma os técnicos tem contato direto com os sistemas o que contribui para melhorar a qualidade na execução direta destes programas. Os dados e informações são de extrema importância para emitir relatórios gerenciais que subsidiam a formulação de políticas publicas voltadas exclusivamente para as pessoas cadastradas no CadÚnico.

“São cidadãos que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, e aquelas que são Beneficiarias dos Programas de Transferência de Renda”, explica o superintende Natalício Menezes.

Este tipo de atendimento tem sido frequente na Setas a exemplo das técnicas do município de Planalto da Serra, Luciene da Silva Laranjeira (gestora municipal do CadÚnico e Programa Bolsa Família) e Crislainy Kety de Arruda (psicóloga do CRAS) que foram atendidas pelas analistas de desenvolvimento econômico social Eva Anete Nogueira Domingos, Maria do Carmo Silva e Maria Luzanira Alencar Neta.

Durante o período da manhã e tarde a equipe ofertou orientações técnicas e esclarecimentos referentes aos Sistemas de Gestão do Programa /Bolsa Família (SIGPBF) e Gestão de Condicionalidades (Sicon), Acompanhamento Familiar, vinculados ao Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

SIGPBF

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) é destinado, especificamente, aos gestores e técnicos municipais e coordenadores e técnicos estaduais que trabalham na gestão do Programa Bolsa Família.

Trata-se de um aplicativo responsável pela autenticação, autorização de acesso e permissões correspondentes ao perfil do usuário. Ele é composto das funcionalidades de inclusão, alteração e consulta de dados de usuários; inclusão, alteração, exclusão e consulta de perfis; associação de usuários a perfis de acesso, órgãos e entidades (prefeituras, estados, ministérios, etc.), entre outras.

Sicon

O Sistema de Gestão de Condicionalidades realiza o acompanhamento familiar com a finalidade de garantir que as famílias do PBF em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas em descumprimento de condicionalidades, sejam acompanhadas nos serviços socioassistenciais com registro no Sicon. 





Fonte: Setas-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/415771/visualizar/