Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 14 de Julho de 2015 às 16:14

    Imprimir


O Irã e os países do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, China, Reino Unido, mais Alemanha) fecharam nesta terça-feira (14) um acordo sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica, informou a agência iraniana Isna, vinculada ao escritório do líder supremo Ali Khamenei.

O documento final, de cerca de 100 páginas, prevê a eliminação de todas as sanções internacionais contra o Irã, que também sairá da lista de países sancionados pela ONU, afirma a Isna.

"Hoje poderia ter sido o final da esperança, mas estamos perante um novo capítulo", disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, sobre o fim dos 18 dias de negociações na capital austríaca para se fechar o histórico acordo.

Zarif expressou seu respeito por todos aqueles que ajudaram a chegar a uma "solução na qual todos ganham de uma desnecessária crise na opinião do Irã".

— Acho que esse é um momento histórico. Estamos fechando um acordo que não é perfeito, mas sim o que pudemos conseguir. É uma conquista importante.

Já a chefe da política externa da UE (União Europeia), Federica Mogherini, que coordenou o grupo internacional nas negociações, disse que o acordo "representa um sinal de esperança para o mundo".

— Acho que todos sabemos que a decisão que vamos tomar está relacionada com o programa de armas (do Irã), mas é muito, muito mais do que isso. Ela abre um novo capítulo nas relações internacionais.

O texto, que será apresentado em breve pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e pela chefe da política externa da UE (União Europeia), Federica Mogherini, seguirá para as capitais dos países signatários para uma revisão final.

Além disso, o documento será levado ao Conselho de Segurança da ONU nas próximas semanas, para que seja aprovada uma resolução que o torne válido.

PublicidadeFechar anúncio
O acordo também terá que ser revisado e aceito pelo Congresso dos EUA e pelo parlamento do Irã.

Inspeções nucleares

De acordo com fontes diplomáticas, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e o Irã fecharam um plano de trabalho para certificar até o fim do ano se o programa nuclear da República Islâmica tem ou não objetivos militares.

"Acabo de assinar um roteiro entre a República Islâmica do Irã e a AIEA para esclarecer passados e presentes temas pendentes sobre o programa nuclear", anunciou o diretor-geral do órgão vinculado à ONU, Yukiya Amano.

O diretor da AIEA destacou que o objetivo é apresentar uma avaliação definitiva sobre o programa atômico iraniano e suas possíveis dimensões militares a partir de 15 de dezembro deste ano.

Pelo lado da República Islâmica, o documento foi assinado pelo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi.

Amano afirmou que esse acordo, junto à cooperação do país, é "um passo definitivo" para esclarecer as dúvidas sobre a natureza das atividades atômicas do Irã, algo que a AIEA tenta, sem sucesso, desde 2002.

Esse acordo implicará em uma série de medidas nos próximos meses, incluindo um "pacto à parte" sobre a base militar de Parchin, uma instalação onde várias agências de inteligência suspeitam ter sido palco de testes relacionados com armas atômicas. Teerã nega a entrada de inspetores da AIEA no local.

Fontes da AIEA consultadas pela Agência Efe não quiseram explicar se esse acordo significa que os inspetores poderão entrar na base. Amano indicou que esse processo faz parte do entendimento alcançado em novembro de 2013 entre o Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, mais Alemanha), que desde então negociaram um acordo definitivo sobre o programa nuclear do país.

O acordo foi fechado hoje, segundo fontes russas e iranianas. A confirmação oficial sobre o pacto e mais detalhes sobre o documento final devem ser divulgadas nas próximas horas.  





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/415994/visualizar/