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Politica MT
Quinta - 16 de Julho de 2015 às 11:33

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A Associação Mato-grossense dos Municípios e a Caixa Econômica Federal irão promover oficinas de assistência técnica em 11 municípios polos do estado. O objetivo da ação é capacitar os profissionais das prefeituras que atuam nos contratos, convênios e execução de obras para agilizar os processo e evitar perdas de recursos. As oficinas foram possibilitadas por um acordo de cooperação técnica firmado entre a AMM e o banco.

De acordo com o coordenador de filial da Caixa, Marcos Cardoso Alves, as oficinas estão previstas no planejamento da coordenação de assistência técnica da instituição financeira. A intenção é levar a todas as regiões uma equipe multidisciplinar formada por um arquiteto, um engenheiro e um técnico operacional. “Buscamos a efetivação das operações contratadas ou em vias de contratação, como os restos a pagar, para que o gestor não precise devolver o recurso porque não conseguiu aprovação em alguma fase do processo”, esclareceu.

As oficinas serão uma complementação ao seminário realizado na AMM em junho para os Gerentes Municipais de Convênios. O planejamento foi desenvolvido com a participação do coordenador de Desenvolvimento Regional da Associação, Renaldo Loffi. As capacitações em polos acontecerão em duas etapas, sendo a primeira delas aberta ao público e a segunda em dois grupos de técnicos municipais. Também está prevista a participação do representante das agências regionais da Caixa.

Entre os assuntos que serão abordados estão: o papel e a importância dos GMCs; a nova figura do Gerente Estadual de Contratos e Convênios; as competências dos entres federados; os recursos disponíveis ao setor público; gestão de convênios e contratos, da busca pelos recursos até a prestação de contas; parcerias e soluções da Caixa.

A primeira oficina será realizada em Cuiabá, na AMM, no dia 24 de julho. Rondonópolis, Confresa, Alto da Boa Vista, Água Boa, Barra do Garças, Colíder, Aripuanã, Sorriso, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos também sediarão as oficinas técnicas, que estão previstas para acontecer até outubro. A Associação Mato-grossense dos Municípios irá mobilizar as prefeituras e os consórcios intermunicipais para participarem.

GMC

Em 2009, a Caixa propôs a designação de um representante das prefeituras para atuar como gerente municipal de Convênios e Contratos – GMC. O profissional é responsável por gerenciar os convênios, contratos de repasses e financiamentos junto ao banco. A estratégia teve como intenção apoiar os governos municipais na viabilização de investimentos nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura urbana.

O coordenador de filial da Caixa, Marcos Cardoso Alves, destacou a importância do GMC no relacionamento diário com a Caixa e sugeriu que os municípios indiquem um servidor para a função.





Fonte: Agência de Notícias da AMM

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