Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 12 de Setembro de 2012 às 19:55

    Imprimir


Suspender a expulsão de cerca de seis mil moradores do povoado de Posto da Mata, no Mato Grosso (MT). Esse foi o objetivo do encontro do vice-líder do PSB na Câmara Federal, deputado Valtenir Pereira (MT), com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto.
 
O processo, que ainda não transitou em julgado, permite o despejo por conta da demarcação da área, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), como terra indígena xavante Marãiwatsédé. Para Valtenir, a documentação do processo não retrata a realidade. “Isso não pode acontecer, são mais de seis mil pessoas que moram nessa local há mais de 30 anos”, explicou.
 
Representante da comunidade, Daniele Caetano protestou. “A Funai apresentou uma fraude à Presidência [da República]. Esse decreto deslocou o território xavante para as nossas terras.” Ela também afirmou que cerca de 500 índios pediram a revogação do decreto por não terem interesse nessa área.
 
Para Daniele, se a decisão for mantida, em 2 de outubro – data prevista para o despejo –, pode começar uma guerra civil. “Serão mais de seis mil pessoas contra o exército”, afirmou. 
 
De acordo com o parlamentar, para chegar ao consenso, o Governo do Estado ofereceu uma área de 230 mil hectares para os índios, em troca da região demarcada, que tem 160 mil hectares. “Existem 160 lagos e ainda passam três rios por esse outro local. Pode ser melhor para a cultura indígena”, explicou.
 
Segundo o socialista, a ministra Gleisi ficou sensibilizada com a situação. “O que passaram para ela não é o que acontece na realidade. Por isso, ela vai analisar a situação”, explicou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41617/visualizar/