Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 17 de Julho de 2015 às 22:50

    Imprimir


Preparar os profissionais que atuam nas unidades básicas para saberem acolher e oferecer atendimento humanizado aos pacientes de saúde mental. Esta é a proposta da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf que começou a desenvolver o programa de capacitação dos servidores do PSF Margarida e Parque das Rosas na tarde desta quinta-feira (16). A psicóloga Desire Pedrotti Matos explica que a capacitação faz parte do programa de educação continuada que visa melhorar o serviço de atendimento e garantir mais qualidade de vida às pessoas


A decisão da equipe do Nasf de trabalhar inicialmente com a saúde mental considera o número de casos de depressão registrado, inclusive entre os pacientes da melhor idade, além de ansiedade e tendência a suicídio. Desire Matos esclarece que o interesse é conseguir preparar os profissionais para saberem identificar essas situações e entenderem a rede de assistência a esses pacientes. “É importante que desde a recepção, o servidor ofereça atendimento humanizado, saiba escutar esses pacientes e ter um olhar cuidadoso”, argumenta.

Maria Célia Ferraz – enfermeira coordenadora do PSF Margarida – destaca a importância da capacitação para a equipe da unidade que registra alta demanda de pacientes com uso de medicação controlada e que vivem solitárias. Os conhecimentos adquiridos, na opinião da gestora, vai ajudar os profissionais a desenvolver o trabalho com o grupo de saúde mental que deve começar as atividades na próxima semana. A proposta inicial é selecionar 20 pacientes com quadros considerados mais graves, como aqueles que usam medicação controlada há mais tempo para inserir no grupo.

As reuniões do grupo devem acontecer na quarta-feira da quarta semana de cada mês. E a proposta é convidar os profissionais do Nasf para contribuir com o trabalho. “Assim vamos ficar aptos para atender esses pacientes. Nosso objetivo é conseguir ajuda-los a resgatar a autoestima e inseri-los no contexto social. A equipe do Nasf pode contribuir neste sentido. Vamos convidar todos os integrantes para participarem das reuniões com o grupo. O que vai fazer a diferença na vida dessas pessoas”, aposta.

Educação continuada

A proposta da equipe do Nasf é realizar três encontros com os profissionais de cada unidade básica de saúde. Derise Matos informa que no primeiro encontro a capacitação é voltada para temas como preconceito, acolhimento e atendimento humanizado. O segundo encontro é para falar sobre estruturas psicológicas e as principais patologias. A terceira etapa vai orientar sobre o encaminhamento dos pacientes para as unidades de atendimento especializado.

Equipes dos PSFs Iguaçu, Cidade Alta, Cidade de Deus, Jardim Atlântico, Europa e Parque São Jorge também vão ser beneficiadas com a capacitação. O programa é desenvolvido pelas psicólogas Letiane Almeida Savalhia e Desire Matos, as assistentes sociais Sandra Chaves e Tânia Regina Cassola Demiciano, além da educadora física Jaqueline Alves que vai mostrar a importância da atividade física para estimular o funcionamento cerebral. A nutricionista Joiciara Garcia Caroni vai falar sobre os nutrientes que também ajudam o funcionamento do cérebro.





Fonte: Secom Rondonópolis

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416218/visualizar/