Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 21 de Julho de 2015 às 21:28

    Imprimir


Em comemoração ao dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que acontece no dia 28 de julho, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizará nos dias 28 e 29, uma campanha com a realização de testes rápidos para a detecção do vírus da hepatite B e C, HIV e Sífilis.


A campanha se concentrará no período matutino e os interessados em participar deverão procurar o SAE, localizado na Avenida Porto Alegre, nº 3223, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), levando o cartão SUS e um documento com foto.

De acordo com a coordenação do SAE, o teste é rápido e o resultado fica pronto em torno de 20 minutos. Porém, quem tiver suspeita pode procurar o Serviço em qualquer período do ano para a realização do teste de laboratório, cujo resultado fica pronto em dez dias. O SAE atende de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 11h e à tarde no período das 13h às 17h.

Os pacientes em que são detectados os vírus da hepatite, HIV ou Sífilis são encaminhados para o tratamento adequado com o apoio de multiprofissionais, ofertado pela rede pública. Os casos de Hepatite B e HIV receberam tratamento no próprio SAE e o tratamento da Sífilis é ofertado na Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente.

Sintomas da hepatite

A hepatite é uma doença contagiosa, que afeta o fígado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns estão pele e olhos amarelos, urina escura, fezes de cor clara, sensação de fraqueza, enjôo e falta de apetite; além de febre, calafrios e dor abdominal. Os sintomas geralmente são os mesmo para os casos de hepatite A, B, D e E, já no caso da hepatite C, que é crônica, nem sempre são percebidos sintomas. Nos casos graves pode ocorrer também voz rouca, inchaço no abdômen e raciocínio lento. As formas de transmissão mais comuns ocorrem pelo contato com sangue contaminado e relações sexuais sem proteção. O tratamento requer repouso, hidratação, dieta correta e medicamentos.

Em todo o mundo, a hepatite viral é responsável por 1,4 milhão de mortes anualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas vivem atualmente com a doença. Existem cinco principais vírus da hepatite (A, B, C, D e E). Os tipos B e C levam a doença crônica em centenas de milhões de pessoas e, em conjunto, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer.





Fonte: Hoje News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416401/visualizar/