Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Julho de 2015 às 10:56

    Imprimir


Os esforços para o diagnóstico do vírus da Aids (HIV) e o acesso aos programas de tratamento devem ser aumentados para atingir o objetivo fixado pela ONU de erradicação da doença até 2030. As informações fazem parte de um estudo apresentado nesta quarta-feira (21) durante a 8ª Conferência sobre a Patogênese do HIV, em Vancouver, Canadá.


A pesquisa foi realizada com cerca de 7 mil pessoas na região de Orange Farm na África do Sul, onde o acesso aos tratamentos antirretrovirais são acompanhados por programas de pesquisa sobre a doença.

"Entre as pessoas entrevistadas, 40% dos homens e 20% das mulheres declararam jamais terem sido diagnosticadas", segundo a investigação da Agência francesa de Pesquisa sobre a Aids (ANRS, na sigla em francês), grupo de pesquisadores multidisciplinar sobre a Aids e a hepatite viral.

Entre a amostra, 30% das mulheres e 17% dos homens são HIV positivo em graus variados de carga viral. "Estes resultados mostram que a eficácia dos programas de rastreio e diagnóstico do HIV ainda é insuficiente", afirmou Jean-François Delfraissy, diretor da ANRS.

"Mesmo numa região onde os investimentos na lutra contra a Aids são importantes, os dados mostram que estes esforços ainda são insuficientes para reduzir, no futuro, a transmissão do HIV e a prevenção de novos casos", considerou o professor Bertran Auvert, da Universidade de Versalhes.

Acesso restrito ao tratamento
Além do diagnóstico insuficiente, "pouquíssimas pessoas com Aids recebem um tratamento antirretroviral. Era o caso de apenas 30,5% das mulheres soropositivas e de 21% dos homens soropositivos", afirmou Kévin Jean, encarregado da análise estatística do estudo.

Os objetivos da Unaids determinam a erradicação da pandemia até 2030, estimando que a população infectada é de 36,9 milhões de pessoas, segundo Delfraissy.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, avaliou, em declaração feita na semana passada, que será necessário investir US$ 32 bilhões anuais nos próximos cinco anos para erradicar a doença até 2030.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416487/visualizar/