Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Quarta - 05 de Agosto de 2015 às 15:36

    Imprimir


Foto: Reprodução/Internet

Neuropsicologia é a chave pra entender relação entre o cérebro e o comportamento humano

A relação entre o cérebro o comportamento humano é o foco da neuropsicologia, profissão exercida em Mato Grosso apenas por duas pessoas, dentre elas Carla Martha Jakel. Há um ano em Cuiabá, ela tem encontrado dificuldades para trabalhar em equipe com seus diagnósticos, mas acredita que aos poucos a área ganhará espaço em Cuiabá.


Carla é formada em psicologia e especializou-se em neuropsicologia no Hospital das Clínicas, em São Paulo: “Eu comecei trabalhando com RH, durante doze anos, e quando o curso começou a ser ministrado no Hospital eu quis fazer. Logo depois recebi uma proposta para trabalhar na Faculdade de Medicina do ABC”, conta.



Carla Jakel (Foto: Reprodução / Facebook)

Em São Paulo ela contava com uma equipe formada por uma fonoaudióloga, uma psicóloga, uma psicopedagoga, um médico (neurologista ou psiquiatra) e a neuropsicóloga: “O importante é o diálogo entre todos os profissionais. Eu trabalho com crianças, às vezes os pais levam os filhos em um psicólogo e tem um diagnóstico, depois levam em um psiquiatra e tem outro... aí eles chegam até mim com quatro, cinco diagnósticos diferentes sem saber o que fazer”, conta Carla.

A solução, para ela, é a conversa e o intercâmbio de conhecimento. O trabalho da neuropsicóloga consiste em avaliar os possíveis diagnósticos e compreender como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer dificuldade do cérebro podem causar déficits em áreas de comportamento e cognição humana.

Além dos problemas de aprendizagem ou atenção (Transtorno de Déficit de Atenção, dislexia), Carla explica que a neuropsicologia também pode investigar as causas de quadros emocionais, como depressão, bipolaridade, ansiedade: “Que são quadros que também, de alguma forma, afetam a atenção”, explica.

A neuropsicóloga afirma que é preciso um grupo de profissionais abertos, focados e dispostos a discutir. Atualmente, Carla trabalha no Centro Integrado de Psicologia: “Estou há pouco tempo lá, mas temos uma equipe legal, e dá certo”, finaliza. O CIP fica na Rua 24 de outubro, 432. Para mais informações, (65) 3054-1221. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/417154/visualizar/