Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Terça - 11 de Agosto de 2015 às 11:19

    Imprimir


Foto: Reprodução/Ilustração

É possível estudar para vários concursos ao mesmo tempo? Confira dicas

Estudar para um concurso específico ou tentar várias oportunidades costuma ser uma dúvida comum de quem entra para o universo dos concurseiros. Afinal, não é raro que vários concursos interessantes aconteçam no mesmo período.

Segundo o Lac Concursos, com planejamento, dedicação e tempo é possível, sim, estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Confira as dicas:

Tudo depende de tempo

Quanto tempo disponível para os estudos você tem? Essa é a primeira e a principal pergunta a responder.
Se o seu tempo é muito curto, o melhor é focar naquele concurso que você mais deseja ou para o que sente estar mais preparado para estudar. Isso porque se preparar muito bem para uma prova seguramente é melhor do que se preparar mal para duas.

No entanto, se tiver disponibilidade para estudar para os dois concursos, suas chances de conseguir o sonhado cargo público aumentam, e o que você aprende para um certame pode também te ajudar a se destacar no outro. Os estudos se complementam.

Selecione os concursos

Antes de se empolgar e sair se inscrevendo em vários concursos, procure primeiro ler o edital e conferir se nenhum deles será realizado na mesma data.

Uma forma de selecionar os concursos que irá prestar é analisando o que você deverá estudar para cada um deles. Se os concursos exigirem conhecimentos semelhantes, certamente isso irá facilitar em muito os seus estudos.

Organize-se

Para estudar para um único concurso, já é necessária uma certa organização, mas no caso de dois, isso precisa ser multiplicado! Após identificar quais conhecimentos em comum cada concurso exige, faça um cronograma para guiar os seus estudos. Procure dar mais atenção ao concurso em que você acredita ter mais chances e divida o restante do tempo com os demais concursos dos quais também deseja participar.

Faça cursos preparatórios

Sempre que possível, frequente cursos preparatórios para os concursos. Caso não seja possível se matricular para todos os que deseja prestar, veja em qual terá mais dificuldades e se matricule em um curso preparatório específico para ele.

Lembre-se de que dá para administrar o seu tempo com mais flexibilidade se você optar pelas aulas online.

Prepare-se física e emocionalmente

Sabemos que a rotina de estudos para um concurso pode ser bem pesada, mas quando falamos de mais de um certame, é certo que o desgaste é maior.

Diante disso, tenha consciência de que, se optar por prestar mais de um concurso, seu desgaste físico e até mesmo emocional será maior. Por isso, avise aos amigos e familiares que terá que se dedicar mais aos estudos e que precisa da compreensão e apoio de todos, afinal.

Quando desejamos seguir uma carreira pública, sabemos das dificuldades para realizar esse objetivo. Porém, também sabemos o quanto será compensador lermos nosso nome na lista dos aprovados. Além de aumentar suas chances de conquistar a sonhada estabilidade, ao prestar dois concursos, você pode continuar tentando voos mais altos enquanto já é funcionário público.





Fonte: Especial para o Olhar Concursos - Thalita Araújo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/417389/visualizar/