Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Novembro de 2013 às 15:18
Por: Marlene Maria

    Imprimir


O objetivo é chamar a atenção dos homens para a importância de cuidar da própria saúde. Hoje, 18 de novembro, é o Dia Mundial da Luta contra o câncer de próstata. A semana de 17 a 26 de novembro está relacionada ao tema em vários países pelo mundo afora.
 


 
O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003. No Brasil, recebeu atenção somente no ano de 2012. “Estamos no segundo ano aqui. Então, podemos dizer que Tangará da Serra está com o pé direito nesta luta. No Brasil, são diagnosticados 60 mil casos por ano, 30 mil dos quais levam o paciente a óbito. Isto entre os casos de homens que procuram o médico e fazem o diagnóstico. Existe uma grande subnotificação”, explica a Instrutora do SENAI, Tania Cristina Niclotte, que esta à frente das mobilizações em Tangará da Serra junto com outros instrutores e alunos do curso de Técnico em Segurança no Trabalho do SENAI.
 


 
A alta taxa de mortalidade [chega a 50%] em uma doença que tem quase 100% de possibilidade de cura se diagnosticada no início, deve-se à demora em procurar o médico. “O homem só busca quando já tem sintomas como dores ao urinar, ardência ou sangue na urina. Os homens esperam chegar estes sintomas, para buscar o urologista”, explica Tânia, destacando que os números apresentados são do Sindicato de Urologistas do Brasil, portanto, números oficiais.


 
 
O maior problema ainda é o preconceito. Segundo a instrutora, a próstata é um ‘assunto tabu’. “Nós vimos em visitas e conversas corpo a corpo, que muitos homens não sabem onde está localizada a próstata, quais as funções desta glândula, quais os possíveis sintomas. Percebemos que está faltando mais orientação dos órgãos competentes, da saúde pública, ou de nós cidadãos mesmo”, disse.
 


 
Na Secretaria Municipal de Saúde a equipe organizadora da campanha recebeu a informação de que já existe em Tangará um programa de saúde para o homem, mas é fácil perceber que ainda fica muito aquém do desejável. “Se fizermos um comparativo com a saúde da mulher, fica muito aquém. Se estamos fazendo uma campanha de conscientização, precisamos ter um urologista pelo SUS e hoje não temos”, disse Tania. Segundo ela, a Secretária Municipal de Saúde se comprometeu no sentido de envidar esforços para contratar o profissional. “Não adianta nós orientarmos para a prevenção se este homem tem que passar por um posto de saúde e quando precisar de um exame de média complexidade com um urologista, ter que ir a Cuiabá para fazer este exame”, afirma.


 
 
A instrutora do SENAI alertou para a importância da participação da família neste cuidado. “Estamos fazendo visitas nas escolas e orientando os filhos no sentido de que alertem seus pais sobre a importância dos cuidados com a saúde”. Tania Niclotte disse que durante as visitas efetuadas, tiveram informações sobre um homem com 37 anos, que já está passando por radioterapia para tratar de câncer de próstata. “Ele é fumante. Então, homens que fumam: mais cuidado ainda”, alertou.
 
 
 
PALESTRA E CAMINHADA – Para marcar a semana de prevenção ao câncer de próstata, será realizada uma palestra na próxima quinta-feira (21), às 20h00min no auditório da ACITS, com o urologista Dr. Marcos. E no sábado (23), às 08h00min será realizada uma caminhada para chamar a atenção para o tema. O trajeto terá início na Escola 13 de Maio finalizando na Escola 29 de Novembro. “Lá na Escola 29, vai ter profissionais de saúde fazendo orientações sobre a saúde do homem. Vamos esclarecer dúvidas diversas. Hoje temos que pensar no Câncer de Próstata, mas existem muitas outras doenças e vamos então focar em toda a saúde do homem”, explicou Tânia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4175/visualizar/