Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 03 de Setembro de 2015 às 09:36

    Imprimir


Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE- divulgada na última semana aponta queLucas do Rio Verde conta com uma população de 57.285 habitantes. Porém, o Poder Público contesta os indicadores, levando em consideração alguns dados referentes aos atendimentos na área de saúde, ou até mesmo, o número de ligações de agua existentes no município.

Para o gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, Lucas do Rio Verde conta com pouco mais de 72.000 mil habitantes. “Temos mais de 19 mil ligações de agua em nosso município e se nós multiplicarmos pelo número de 3.8 habitantes por casa, número esse preconizado pelo governo federal, chegaremos a uma população aproximada de 72 mil pessoas. Esse e números estão também diretamente ligados aos cadastros na saúde que beira 104 mil, e também cadastros na educação. Então se considerarmos esses três cadastros, chegaremos a uma média de 70 mil habitantes” salientou.

A diferença entre os cálculos do IBGE e do próprio município seria de pouco mais 14.000 mil habitantes.

Azambuja destaca que o município acaba perdendo com as estimativas para baixo do IBGE, pois muitos recursos recebidos do Governo Federal são calculados com base em dados do Instituto.

“Alguns projetos também levam em consideração a média de 57 mil habitantes, que é a última estimativa do IBGE. Esse questionamento tem sempre essa diferenciação e isso impacta financeiramente para o município”, argumento, dizendo ainda que vários outros municípios brasileiros também contestaram as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

“Isso reflete diretamente na vinda de novas unidades de saúde por programas federais, implantação de alguns programas, como o próprio CAPS, NASF e Bolsa Família, por exemplo, que dependem dessa variação populacional”. Completou.

Com menor arrecadação e mais população, poder público deve sempre fazer manobras para manter a qualidade nos atendimentos aos luverdenses.

O município de Lucas do Rio Verde deverá oficializar os dados com os levantamentos locais e fará o encaminhamento do documento ao Governo Federal, com intuito de mostrar a atual realidade do município.

BRASIL

Estima-se que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,0 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Brasília (2,9 milhões). Dezessete municípios brasileiros possuem mais de um milhão de habitantes, somando 44,9 milhões de habitantes ou 22,0% da população total do Brasil.

No ranking dos estados, os três mais populosos localizam-se na região Sudeste, enquanto os três menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de São Paulo, com 44,4 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população total do país. O estado de Roraima é o menos populoso, com 505,7 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá, com 766,7 mil habitantes (0,4% da população total) e do Acre, com 803,5 mil habitantes (0,4% da população total).

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.





Fonte: CenárioMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/417994/visualizar/