Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Outubro de 2015 às 14:39

    Imprimir


Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Taques se reúne com autoridades de Pontes e Lacerda; garimpeiros podem ter contaminado água com mercúrio

Autoridades de Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) se reúnem com o governador Pedro Taques (PDT) na tarde desta sexta-feira (23), a partir das 15h, no Palácio Paiaguás, na capital, para tratar de questões relacionadas ao garimpo na Serra do Caldeirão, que atraiu mais de 5 mil pessoas, entre profissionais e amadores, em busca de ouro.

Na pauta da reunião estão questões relacionadas ao meio ambiente e à segurança pública. A suspeita de contaminação da água e do solo por mercúrio, bem como o deslizamento de terra ocorrido esta semana, que feriu cinco pessoas, são as maiores preocupações.

A reportagem do Olhar Direto constatou, in loco, que falta segurança na maioria das escavações, já que muitos amadores estão em busca do ouro sem equipamento adequado e sem conhecimento técnico, o que eleva o risco de novos desabamentos.

O governador pediu auxílio da Força Nacional de Segurança para ajudar na desocupação da área, pois apenas 12 policiais federais foram encaminhados ao município para cumprir a determinação da Justiça Federal de desintrusão, que deve ter início nos próximos dias.

Devem participar da reunião com Pedro Taques o prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa (PSDB); o comandante regional da Polícia Militar, Alberto Barros Neves; o delegado regional, Vitor Chab Domingues; o juiz criminal da comarca, Leonizio Salles de Abreu Junior; e o promotor criminal, Frederico César Batista Ribeiro. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/418559/visualizar/