Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Dezembro de 2015 às 22:40

    Imprimir


Reprodução

O número de casos de dengue em Mato Grosso mais do que dobrou em 2015 com relação a 2014. No ano passado, entre janeiro e novembro, haviam sido registrados 11 mil casos, número que passou para 25,7 mil neste ano, o que significa aumento de 132,9%. E, entre outubro e novembro de 2015, foram notificados mais de 1,7 mil novos casos. Seis mortes em decorrência da doença foram registradas no estado e outros ainda estão em investigação.

Os dados são da Secretaria de Saúde do estado (SES-MT), que informou que a incidência é de 799 casos para cada 100 mil habitantes. Além dos casos de dengue, foram registrados ainda nove de zika vírus e quatro da febre chikungunya. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme boletim epidemiológico da SES-MT, 79 dos 141 municípios mato-grossenses tem alta incidência de dengue, ou seja, com índice acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O parâmetro é estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Os que têm maior número de casos notificados de dengue são Sinop (3,6 mil), Várzea Grande (2,1 mil) e Rondonópolis (3,4 mil). Na capital, a quantidade é de 3,4 mil casos.

Ainda de acordo com o boletim, o principal local que armazena água e que serve de local para criadouro de mosquito da dengue é o lixo. Outros locais são depósitos de armazenamento de água (caixa d´água e filtros), pequenos depósitos de água (como vasos e frascos) e depósitos fixos (piscinas e calhas).

Conforme a SES-MT, 80% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças estão dentro das casas, por isso é fundamental que a população adote medidas de combate ao Aedes aegypti. Algumas delas são manter as caixas d´água tampadas, não acumular lixo e embalagens nos quintais, limpar as calhas frequentemente e colocar areia nos pratos de planta.

Em Cuiabá, a prefeitura espera vistoriar 10,2 mil imóveis somente na região do Pedra 90 nesta segunda (14) e terça-feira (15), numa força-tarefa para tentar combater a proliferação do mosquito.





Fonte: Rádio Pioneira com G1/ MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/418947/visualizar/