Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Janeiro de 2016 às 10:46

    Imprimir


Quem mantiver o quintal e terrenos limpos em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, poderá ser premiado. A ideia partiu da prefeitura do município em busca de incentivar a população a eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, como a dengue, zika e chikungunya.


A cada mês, até novembro deste ano, será sorteado um prêmio no valor de R$ 500 aos moradores que deixarem os quintais limpos. Segundo o prefeito da cidade, Juviano Lincoln (PSD), o sorteado receberá uma visita da Agência de Vigilância Sanitária na residência. E, somente após a confirmação de que não há focos do mosquito, receberá o dinheiro.

Os canhotos do sorteio estão sendo entregues pelos agentes comunitários de saúde nas casas. O prazo para a entrega nas urnas termina no dia 20 de fevereiro, um dia antes do primeiro sorteio. As urnas estão localizadas nas duas agências de uma cooperativa de crédito e outra na prefeitura. Os sorteios devem ser realizados em todo o dia 21 de cada mês.

Segundo Juviano Lincoln, a prefeitura não possui recursos para custear os prêmios e, por isso, fez uma parceria com a cooperativa de crédito e com a concessionária de serviços de água e esgoto do município.

“O mote da campanha não é o dinheiro, mas acabar com os focos do mosquito. Queremos os cidadãos com “‘casa limpa e poupança cheia’”, declarou.

Para prevenir as doenças, o município realiza periodicamente mutirões para recolher o entulho dos quintais.

“As pessoas acabam deixando uma geladeira ou algum lixo maior no quintal, pois fica caro contratar um caminhão que recolha isso. A prefeitura oferece esse serviço, pedimos que os moradores dos bairros atendidos deixem esses materiais na frente de casa e, então, recolhemos", explicou o prefeito.

Mato Grosso registrou aumento de 143,78% no número de casos da dengue em 2015 num comparativo com 2014. De janeiro a dezembro de 2015 foram notificados 28.457 casos – mais que o dobro dos 11.673 registrados em 2014, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.





Fonte: G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/419081/visualizar/