Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 05 de Setembro de 2012 às 18:27
Por: Gilson Nasser

    Imprimir


Os principais candidatos a prefeito de Várzea Grande usaram o horário eleitoral para exibir seus principais "trunfos" para conquistar a vitória no pleito de 7 de outubro. O programa de hoje no rádio e televisão foi marcado pelo clima ameno entre os candidatos.

Enquanto o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) usou a figura do governador Silval Barbosa (PMDB) para citar o alinhamento com os Governos Estadual e Federal; o prefeito e candidato a reeleição, Sebastião dos Reis Gonçalves (PSD), o "Tião da Zaeli", mostrou os feitos de sua gestão; a ex-primeira-dama Lucimar Campos (DEM) "colou" em seu marido, o senador e ex-prefeito da cidade Jayme Campos (DEM).

Wallace iniciou seu programa destacando a ausência da candidata do DEM no debate promovido pelos profissionais da Educação. "Lamentamos a falta da candidata", disse o presidente do Sintep (Sindicatodos Trabalhadores do Ensino Público), numa referência a Lucimar.

Após apresentar algumas propostas para a Educação, o governador Silval Barbosa finalmente "estreou" no programa de Wallace. Citando as obras de mobilidades que estão sendo feitas para a Copa do Mundo em Várzea Grande, Silval destacou a importância do alinhamento da prefeitura com o Estado e a União. "Quero ajudar o Wallace a executar o seu programa de Governo para melhorar a qualidade de vida da população várzea-grandense. Este é um alinhamento perfeito com o Governo do Estado e o Governo Dilma", explicou.

"Tião da Zaeli"
O prefeito e candidato a reeleição usou seu programa para destacar os avanços do setor educacional na cidade no último ano, quando assumiu em definitivo a prefeitura, após a cassação do ex-prefeito Murilo Domingos (PR). Num tom mais duro, o programa disse que as obras de Zaeli na Educação representam mais do que o feito nos últimos 40 anos, em recado direto a candidata Lucimar Campos, cuja família administrou a cidade por quatro décadas seguidas.

Zaeli destacou que reformulou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Educação, o que representou um aumento de 19% no piso dos professores. Além disso, foram construídas 39 salas de aula e mais 40 serão entregues já em 2013; e a merenda escolar melhorou a qualidade. "Ganhamos muito mais do que em administrações anteriores", disse uma diretora de escola.

Na educação infantil, Zaeli apontou que sua realização em um ano já supera o que foi feito nos 145 anos da cidade. Segundo ele, antes de assumir, Várzea Grande tinha apenas 14 creches. Em sua gestão, já foram entregues 9 creches e quatro estão com ordem de serviço e uma já está licitada.

Além disso, a prefeitura doou a área para a implantação de um campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e outro do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). "Agora vamos lutar para trazer a Unemat para a cidade. Vamos dar oportunidade para o filho do trabalhador também ter um curso superior", completou o prefeito.

Lucimar Campos
O programa da candidata do DEM abordou o tema segurança pública. Segundo o programa, a cidade possui índices de violência superiores a regiões de conflito, como a Colômbia e Belize, que vivem em confronto relacionados ao narcotráfico. "Somos reféns do medo. Cercados com muros, grades e cercas elétricas", frisou a candidata.

Lucimar disse que o município não deve ser omisso a violência, apesar da segurança ser uma obrigação do Estado. "Vamos revitalizar a Guarda Municipal criada por Jayme Campos e criar ainda a ronda escolar", prometeu.

Em seguida, o senador e marido da candidata surgiu e falou sobre a Guarda Municipal e disse que a esposa irá criar a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão. Em outra aparição, Jayme destacou o orgulho de ser várzea-grandense.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42007/visualizar/