Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 04 de Julho de 2016 às 14:09
Por: Do G1 -MT

    Imprimir


(Foto: Deletran)
Em fevereiro deste ano, uma criança de 7 anos morreu atropelada por caminhonete em Cuiabá
Em fevereiro deste ano, uma criança de 7 anos morreu atropelada por caminhonete em Cuiabá

Mato Grosso lidera no Brasil a taxa de mortes de crianças e adolescentes até 19 anos em acidentes de transporte. Foram 190 casos a cada 100 mil, o que dá índice de 17,2 a cada 100 mil crianças e adolescentes. Os dados são referentes ao ano de 2013 e constam do relatório Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil, elaborado pelo sociólogo e coordenador do Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz.

Os outros dois estados que também estão na lista dos que têm maior índice de mortes de crianças e adolescentesem acidentes de trânsito são Roraima, com 14,9, e Mato Grosso do Sul, com 13,4. O crescimento dessa taxa em Mato Grosso entre os anos de 2003 e 2013 foi de 54,6%.

A pesquisa inclui acidentes com pedestres, bicicletas, motocicletas, automóveis, ônibus e veículos de carga. Conforme os números, em todo o país a maior parte desses acidentes foi com motos, carros e pedestres, respectivamente.

De acordo com o levantamento, em Cuiabá o número de mortes em acidentes de trânsito foi de 33 a cada 100 mil crianças e adolescentes. Esse valor significa taxa de 18,3 casos a cada 100 mil, o que coloca a cidade em terceiro lugar na lista das capitais com os maiores índices do país.

Ainda em Cuiabá, o crescimento em 10 anos do índice foi de 56,3, o segundo maior aumento dessa taxa no período do país, perdendo apenas para Boa Vista (RR).

Conforme o relatório, foi possível esboçar que, no Brasil, a mortalidade de crianças e adolescentes por acidentes de transporte mostrou tendência de crescimento entre 1980 e 1997, ano em que entrou em vigor o Código Nacional de Trânsito.

Depois da implantação das novas regras, as taxas caíram significativamente nos primeiros anos até a virada do século. Depois, os índices ficaram estáveis, mas voltaram a crescer desde 2008, informou o relatório.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421153/visualizar/