Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 11 de Julho de 2016 às 11:47
Por: Maricelle Lima Vieira | Da Assessoria SES-MT

    Imprimir


Gcom-MT/Junior Silgueiro

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) realiza desde março o diagnóstico de chikungunya para atender uma demanda média de 150 exames/mês. Antes os exames eram enviados a outros laboratórios da rede nacional, o que demandava maior tempo para liberação dos resultados. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou pregão eletrônico, publicado no Diário Oficial do Estado, para a aquisição de dois mil testes para diagnóstico de chikungunya. O valor total de dois lotes R$ 76.580,00 e a empresa vencedora é a PMH Produtos Médicos Hospitalares.

A diretora do Lacen, Andréa Maria Gonzaga, explica que os kits são distribuídos pelo Ministério da Saúde, mas a direção da unidade avaliou a necessidade de kits complementares para não correr o risco de interrupção do serviço. Desta forma os testes irão atender a demanda anual, exceto em casos de ocorrência de surtos epidêmicos. “A realização desses exames no âmbito do Lacen melhora a liberação dos resultados e o consequente tratamento do paciente”, destaca Andréa.

Ela acrescenta que o setor de imunologia é o responsável pela realização da análise, composto de técnicos qualificados nos laboratórios de referência nacional, pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. “Os kits adquiridos baseiam-se na técnica denominada Enzimaimunoensaio ELISA/Reação antígeno e anticorpo, e a confirmação do diagnóstico se dá pela presença ou ausência de anticorpos antivírus chikungunya na amostra do paciente”.

O Lacen é a unidade laboratorial de referência do estado e responsável pelas ações laboratoriais de média e alta complexidade em Vigilância em Saúde e complementação diagnóstica, visando o controle dos principais agravos de saúde da população mato-grossense. Desta forma, realiza um conjunto de ações que propiciam o conhecimento e investigação diagnóstica de agravos de notificação compulsória e imediata.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421278/visualizar/