Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Novembro de 2013 às 09:16
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Após três adiamentos, enfim o viaduto do Despraiado, o mais extenso elevado da Copa do Mundo em Cuiabá, será entregue à população. Uma cerimônia, marcada para as 19h30 de hoje, segunda-feira (18), com a presença do governador Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e outras autoridades do Estado e do Município, vai marcar a inauguração da primeira grande obra do Mundial na capital. . 


 
Dentro do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para 2014, o viaduto do Despraiado é uma das principais intervenções da Copa. O elevado tem 325 metros de comprimento e nove de altura (no ponto mais alto), com quatro faixas, sendo duas de fluxo e contra fluxo no viaduto e outra duas nas marginais, além de uma rotatória sob o elevado. De acordo com projeções da Secopa, em horário de pico, cerca de 9 mil veículos passam por essa região. 


 
Construído pelo consórcio Atracon a um custo total de R$ 18,9 milhões, a obra do viaduto foi homologada dentro do plano de mobilidade através de um convênio com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutrura de Transportes) que fez o repasse de recursos federais. A obra permitirá maior fluxo na avenida Miguel Sutil para quem trafega entre os trechos ligando a Rodoviária ao Parque Mãe Bonifácia e no sentido Despraiado-Centro. 


 
A construção chegou a ser uma das mais adiantadas da Copa em Cuiabá, com a expectativa de ser inaugurada antes do cronograma original que previa sua entrega para o mês de maio deste ano. A Secopa chegou a cogitar sua entrega no mês de março. A obra ‘empacou’ e ‘estourou’ o primeiro prazo. Maio ficou para trás e o Governo do Estado anunciou a inauguração do elevado para o mês de junho, sem estabelecer uma data. Depois, transferiu para o dia 29 de agosto. A essas alturas, a justificativa era de que a greve dos trabalhadores do Dnit provocou o atraso na conclusão. 


 
Então a inauguração foi remarcada para o dia 10 de setembro. Porém, com a constatação, pelos técnicos da Secopa, de que a obra não atendia o padrão de qualidade exigido no edital, o Governo decidiu cancelar novos anúncios de inauguração até que a obra estivesse totalmente pronta e dentro das especificações exigidas.


 
Enfim, a obra foi concluída e aprovada pelos técnicos. Na semana passada, trabalhadores das obras ultimavam os preparativos com retoques, pinturas da via, sinalização horizontal e vertical e testes na iluminação. As vias marginas, com exceção de um trecho ligando a Rodoviária ao Parque Mãe Bonifácia, após a rotatória, foram liberadas ao trânsito desde o início da semana passada.


 
A construção do viaduto compreendeu ainda pistas laterais, serviços complementares de pavimentação, sinalização, iluminação e calçamento desde a entrada da avenida Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, o que vem a totalizar 1,8 quilômetro incluindo sua ligação com outras vias de forma indireta. Para edificar a obra, mais de 100 colaboradores atuaram, incluindo operários, técnicos e corpo de engenharia.


 
Engenheiros da Secopa explicaram que o viaduto do Despraiado conta com tecnologia diferenciada para regiões quentes em seu pavimento. A pista do elevado recebeu asfalto resistente a alta temperatura e fluxo intenso de veículos. Já a iluminação do trecho é feita por luminárias de LED, que fornecem luz branca e mais intensa, com maior durabilidade e economia que as luminárias padrão.


 
Novas rotas - Quando o tráfego sobre o elevado for liberado, o motorista que estiver trafegando pela Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão da estrutura. Já os motoristas que seguem em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo deverão trafegar pela pista marginal para ter acesso à rotatória existente no local.


 
A entrega do viaduto do Despraiado abre o segundo ‘pacote’ (novembro) de entregas da Copa do Governo do Estado. Ainda este mês, devem ser inaugurados o viaduto da Sefaz, avenida Juliano Costa Marques, trincheira Ciríaco Cândia (Miguel Sutil) e duplicação da ponte Mário Andreazza. Os viadutos da UFMT e MT-040 (ligação da Fernando Corrêa com o Parque Cuiabá) devem ter a inauguração remarcada para dezembro. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4214/visualizar/