Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 12 de Agosto de 2016 às 08:37
Por: Naiara Leonor - Olhar Direto

    Imprimir


As tradições e culturas de Mato Grosso ganham espaço na programação olímpica no Rio de Janeiro. A exposição de fotos “Dois estados, um só destino: Pantanal”, da fotojornalista Caroline De Vita, representa o estado no Boulevard Olímpico, que terá reforço dos representantes da cultura local a partir desta sexta (12), com a chegada do artesão e mestre na arte de fazer violas de cocho, Alcides Ribeiro, para a uma apresentação embalada por siriri e cururu e também a presença de representantes dos índios da etnia Parecis, que divulgarão roteiro de etnoturismo pelas aldeias da Rota Parecis.


Organizada pelo Governo de Mato Grosso, a programação especial tem por objetivo dar um panorama sobre a cultura, as tradições e o potencial turístico e econômico do estado aos visitantes do espaço de exposição olímpico, localizado na Casa Brasil (armazéns 1 e 2 na Praça Mauá), no centro do Rio de Janeiro.

Imagens do Pantanal de Caroline De Vita convidam o público a se deslumbrar com as paisagens naturais, com a diversidade da fauna da região e a conhecer a vida do homem pantaneiro. Ao mesmo tempo, a mostra busca propõe a reflexão sobre a necessidade de preservar esse ecossistema tão explorado, que já foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Os índios de etnia Parecis, Adilson Rikibatsa Musuiwane, da Aldeia Bocaiuval, e Roni Walter Azoinayce Paresi , da Aldeia Wazare, vão divulgar o roteiro do etnoturismo em Mato Grosso, que percorre as aldeias da Rota Parecis, onde o turista pode ver de perto a cultura indígena, com seus costumes, rituais e brincadeiras. Adilson e Roni são líderes no movimento de preservação da cultura indígena em sua região.

Já o artesão e mestre na arte de fazer violas de cocho Alcides Ribeiro mostrará o processo de produção desse instrumento típico da cultura pantaneira. A viola de cocho é considerada patrimônio histórico imaterial no Brasil desde 2004 e tem esse nome porque é esculpida em tronco de madeira inteiriço, assim como se fazem os cochos, utilizados para servir alimentação para animais no Pantanal. Mestre Alcides representa a quarta geração de artesãos do instrumento em sua família.

A apresentação do artesão será embalada por canções do Siriri e do Cururu, manifestações musicais típicas da região, de origem indígena, apresentadas pelo tradicional grupo Flor Ribeirinha, que há 23 anos ajuda a manter viva a cultura do Pantanal. E completando AP rogramação, o chef Paulo Machado dará duas vídeo-aulas gratuitas no dia 12, às 11h e às 15h, falando sobre os sabores pantaneiros e ensinando a preparar um prato típico, o macarrão de comitiva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421912/visualizar/