Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 15 de Agosto de 2016 às 12:28
Por: Assessoria | Sec-MT

    Imprimir


Protásio de Morais
Os Concertos Didáticos são as primeiras janelas de acesso a obras de extraordinários mestres das artes
Os Concertos Didáticos são as primeiras janelas de acesso a obras de extraordinários mestres das artes

Este ano, serão 20 instituições de ensino de Cuiabá, Várzea Grande e Diamantino atendidas pelos Concertos Didáticos da Orquestra de Mato Grosso. Com apresentações agendadas para o Cine Teatro (dias 16 e 17) e Praça da Matriz de Diamantino (18), a série de Concertos Didáticos ocorre sempre nos períodos matutino e vespertino e é exclusivamente voltada à classe estudantil.

“Em 2016, a série de Concertos Didáticos da Orquestra de Mato Grosso ultrapassa a marca de 300 instituições de ensino atendidas no Estado. Desde a estreia do projeto em 2007, centenas de ações totalmente dedicadas à formação de plateias, levam a música e a literatura a instituições de ensino públicas e privadas, ampliando o universo criativo de milhares de jovens estudantes e professores”, destaca o maestro Leandro Carvalho.

Com formato especial, os Concertos Didáticos são, quase que em sua totalidade, as primeiras janelas de acesso a obras de extraordinários mestres das artes, numa grande investida que a Orquestra faz em favor da descentralização das suas atividades promovida pela música e pela literatura. Stravinsky, Villa-Lobos, Nino Rota, Cervantes, Brecht, Ibsen, Suassuna, Fellini, Kurt Weill, Edvard Grieg despontaram entre as referências desses quase dez anos de ações educativas da Orquestra de Mato Grosso.

Este ano, professores e estudantes de escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Diamantino desfrutarão de um repertório dinâmico e interativo que, ao tempo em que revela a música de fronteira - tão peculiar a nossa região - também apresenta irreverentes canções populares contemporâneas, adaptadas para coro e orquestra, reunindo o compositor mato-grossense Guapo e o grupo vocal Alma de Gato em ações educativas conduzidas pela música de orquestra.

“Vale lembrar que, novamente, os Concertos Didáticos chegam às escolas do município de Diamantino, descentralizando e democratizando o acesso à música de concerto”, lembra Leandro Carvalho. Como parte da programação dos 288 anos de aniversário do município, a Orquestra realiza ainda um concerto aberto em frente à Igreja Matriz, no centro histórico da cidade, aos moldes dos Concertos Populares.

As atividades dos Concertos Didáticos tiveram início semana passada com as Oficinas Preparatórias realizadas pelo núcleo pedagógico da Orquestra, que este ano conta com a contribuição do grupo Alma de Gato e do Guapo em oficinas e palestras. A ação é dedicada aos professores, com intuito de prepará-los para transmitir a mensagem da orquestra em sala de aula, antes das apresentações.

Assim, caravanas de estudantes chegam para uma experiência inesquecível com a música de orquestra, instigados a aproveitar ao máximo o que os Concertos Didáticos têm a oferecer: diversão e conhecimento!

Agenda - Concertos Didáticos 2016

16 e 17 de agosto

Cine Teatro Cuiabá

Sessões às 9h e às 14h30

18 de agosto

Em Diamantino, na Praça da Matriz de Diamantino – Centro Histórico

Às 17h (e às 20h aberto ao público)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421978/visualizar/