Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 19 de Agosto de 2016 às 07:49
Por: Assessoria | SEC-MT

    Imprimir


Protásio de Morais
O repertório preparado para os Concertos Oficiais de agosto levará o público a uma verdadeira incursão por ritmos, danças e estilos musicais bem distintos
O repertório preparado para os Concertos Oficiais de agosto levará o público a uma verdadeira incursão por ritmos, danças e estilos musicais bem distintos

A Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) retorna ao palco do Cine Teatro, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, sempre às 20h, com empolgante repertório da série de Concertos Oficiais. Com mais de uma centena de apresentações realizadas nesse imponente patrimônio histórico de Cuiabá, a trajetória de consagração de ambos, Orquestra e Cine Teatro, se misturam e se renovam com as estreias deste mês.

O repertório preparado para os Concertos Oficiais de agosto levará o público a uma verdadeira incursão por ritmos, danças e estilos musicais bem distintos. Com o grupo vocal Alma de Gato, a OEMT, sob regência do maestro Leandro Carvalho, realiza três récitas este mês, num espetáculo que transita entre as tradições folclóricas de Mato Grosso e a música radiofônica de diferentes gerações.

Assim, organizado em dois momentos, os Concertos Oficiais de agosto abrem com a estreia da “Sinfonia Nativa Rio Paraguai”, peças em quatro movimentos escritas pelo compositor cacerense Guapo, seguida de outras duas estreias, “Rondon – Transcendência de um Avatar” e “Rasqueado Contemporâneo”, esta última do compositor cuiabano Marcos Levi de Barros.

A primeira parte do repertório termina com a exibição de “Festa da Santidade”, belíssima peça de Danilo Guanais baseada em temas e elementos do cururu mato-grossense que inclui em seu corpo instrumental, vozes masculinas, violas de cocho e o ganzá, tal qual os cururueiros tradicionais o fazem.

A segunda metade dos concertos será aberta com outra estreia muito especial, “Saudade”, um rasqueado inédito, peça escrita por Zulmira Canavarros, recuperada por Gilberto Nasser e especialmente arranjada para os concertos de agosto por Jefferson Neves.

Em seguida, um divertido, porém crítico passeio pela música radiofônica, apresenta versões para coral e orquestra de compositores que vão de Roberto e Erasmo a Lady Gaga, passando por Raul Seixas, Sidney Magal, Diana e Odair José.

“Num desenho de nuvens”, peça de autoria de Gilberto Nasser e Jefferson Neves, completa este repertório que, sem dúvidas, será um dos mais ecléticos e irreverentes que a Orquestra de Mato Grosso já apresentou nos últimos 11 anos de atividade.

Serviço

Concertos Oficias de agosto

Local: Cine Teatro Cuiabá

Data: 19, 20 e 21 (sexta-feira, sábado e domingo), às 20h

Ingresso: 2 Kg de alimento

Informações: (65) 3027-1824





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422059/visualizar/