Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Agosto de 2016 às 09:52
Por: Jornal Ciência/ Merelyn Cerqueira

    Imprimir


Você certamente deve ter ouvido de sua mãe para não comer batatas fritas que estivessem verdes ou das que possuíssem brotos. Será que há alguma verdade por trás dessa recomendação?

Para responder essa pergunta, o jornal inglês Daily Mail conversou com a professora de horticultura, Caroline Wright, da Nottingham Trent University, na Inglaterra, que relatou o que uma batata verde ou com brotos pode fazer com a nossa saúde.

As batatas, segundo a especialista, são na verdade uma espécie de tubérculo compacto, com hastes inchadas produzidas no subsolo – permanecendo lá até que estejam prontas para a colheita. Esse ambiente permite que elas sobrevivam durante períodos de inverno, permanecendo protegidas das geadas. O que a maioria de nós não sabe é que elas são ricas em hidratos de carbono (carboidratos), pois armazenam boa parte dele para sobreviverem ao inverno.

O que acontece quando as batatas ficam verdes?

batata-com-brotohttp://www.jornalciencia.com/wp-content/uploads/2016/08/batata-com-broto-1.jpg 710w" sizes="(max-width: 710px) 100vw, 710px" style="transition: opacity 0.2s ease-in-out; -webkit-user-select: none; backface-visibility: hidden; display: block; margin: 20px auto;">

Se você olhar atentamente para uma batata, notará pequenos pontos em sua casca. Esses são, de fato, os nós do caule. Em uma haste normal, acima do solo, eles dão origem a novas folhas e ramos. No entanto, se você as deixar armazenadas por muito tempo em um armário, os pequenos nós formarão brotos – que crescem em razão do calor e da luz a que são expostos. Logo, o ideal é sempre mantê-las em um local fresco e escuro, para que sua vida útil seja prolongada.

A exposição à luz provoca certas reações fisiológicas dentro do tubérculo. A produção da clorofila desencadeia a coloração verde – que, em partes, não é prejudicial e tem altas quantidades de minerais, como o ferro. Contudo, a luz e o calor também desencadeiam a produção de solanina, uma substância química que pode causar sintomas de intoxicação quando ingerida em grandes quantidades – incluindo náuseas, diarreia, vômito, dores de cabeça e estômago, queimação na garganta e tonturas.

A solanina tende a se concentrar sob a casca das batatas juntamente com a clorofila e costuma estar presentes nos brotos em crescimento. Assim, segundo a especialista, é aconselhável não comer as batatas verdes, tampouco as com brotos.

Obviamente, se você remover a área verde e os brotos, irá reduzir as chances de uma reação negativa, mas o sabor das batatas pode se tornar um pouco amargo – além disso, o risco por alguma intoxicação por solanina ainda existirá. Contudo, a melhor recomendação de Wright, é: se a batata apresentar brotos, você pode simplesmente plantá-la no jardim para ter um novo lote do tubérculo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422087/visualizar/