Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Agosto de 2016 às 14:23
Por: Rosana Persona | Empaer-MT

    Imprimir


Com o objetivo de recuperar áreas degradadas de pastagem utilizando o sistema silvipastoril para criação de ovinos, será realizada, nesta terça-feira (23.08), uma reunião técnica na Comunidade Nova Esperança, no município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá). Os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) são na ordem de R$ 47 mil para aquisição de animais, construção das instalações, recuperação das pastagens e outros. O projeto comunitário vai atender 12 produtores rurais do município.

A coordenadora do Projeto de Recuperação de Pastagens Degradadas no Sistema Silvipastoril, Doutora Marilene de Moura Alves e pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) explica que esta é uma alternativa sustentável para a agricultura familiar na criação de ovinos deslanados da raça Santa Inês. A iniciativa é pioneira na região e vai produzir carne e pele.

Segundo Marilene, este projeto propõe a implantação de sistemas agroflorestais (Saf’s) como forma de uso e manejo da terra nas quais árvores são utilizadas em associação com cultivos agrícolas e com animais, numa mesma área e de forma simultânea. Ela destaca que serão implantados 12 hectares de Saf’s, quatro hectares de capineira, aquisição de 11 ovinos, recuperação de duas nascentes e matas ciliares. O projeto terá duração de 24 meses.

Durante a reunião técnica, o médico veterinário da Empaer, João Batista Vechi, vai esclarecer aos produtores sobre o manejo reprodutivo e sanitário, construção das instalações, e formação e divisão de pastagens para ovinos. O projeto será executado pela Empaer, em parceria com a Fapemat e Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Fundaper).

A reunião será realizada às 9 horas, com encerramento previsto para as 12 horas. Mais informações no escritório da Empaer em Poconé pelo telefone (65) 3345-2118.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422099/visualizar/