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Educação/Vestibular
Quinta - 20 de Outubro de 2016 às 12:32
Por: Viviane Saggin | Seduc-MT

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Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Mato Grosso devem participar da terceira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Serão 43.430 discentes. Desse total, 12.571 são da rede estadual. Em todo o Brasil, mais de 2,5 milhões de estudantes serão avaliados.

As provas da ANA serão realizadas de 14 a 25 de novembro, com o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças brasileiras. A aplicação do teste terá duração de dois dias, sendo o primeiro dedicado à leitura e escrita, e o segundo, à matemática. As escolas participantes estão sendo contatadas para agendar a aplicação desde o dia 1º de outubro.

Todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano participam do exame. “Não são avaliadas as classes multisseriadas, indígenas e as de correção de fluxo”, explica a coordenadora estadual da ANA, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Maria Aparecida Tolo.

De acordo com ela, os estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades educacionais especiais também poderão participar.

Qualidade

Os últimos resultados da ANA, referentes a 2014, apontam o desafio brasileiro para elevar a qualidade da educação ofertada desde os primeiros anos de escolarização, uma vez que a alfabetização é um dos pilares fundamentais para que as crianças possam dar continuidade plena às aprendizagens nas etapas seguintes de suas vidas.

A ANA faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi realizada pela primeira vez em 2013, em uma edição piloto. Houve uma segunda edição em 2014 e este ano será a terceira vez que os alunos passarão pelas provas.

O Saeb é composto por um conjunto de avaliações em larga escala realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu objetivo é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho do estudante.

As informações produzidas visam subsidiar a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas de educação nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino a fim de melhorar a aprendizagem de crianças e de jovens brasileiros.


DOWNLOAD
  1. Cartilha da Escola ANA.pdf
  2. Ana01.pdf




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