Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 16 de Novembro de 2016 às 15:58
Por: G1/MT

    Imprimir


Aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá (Foto: Junior Silgueiro/GComMT)
Aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá (Foto: Junior Silgueiro/GComMT)

Inaugurada na segunda-feira (14), a MT Escola de Teatro abriu 50 vagas para os cursos de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. Os sete cursos são oferecidos gratuitamente. As inscrições também podem ser feitas até o próximo dia 30, também de graça.

As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura (SEC), o sistema pedagógico utilizado será o desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

O maior número de vagas ofertadas é para o curso de atuação, voltado à formação de atores, estimulando a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo.

Já para o curso de cenografia e figurino são oferecidas cinco vagas. O curso capacitará os interessados em ingressar profissionalmente na área de cenografia e figurino, desenvolvendo habilidades críticas, técnicas e artísticas. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

Com cinco vagas, o curso de direção visa preparar encenadores, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Esse curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas. O candidato deverá ter experiência teatral.

O curso de dramaturgia, para o qual também são oferecidas cinco vagas, visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.

De acordo com a SEC, o curso de iluminação pretende qualificar aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. Para esse curso também são oferecidas cinco vagas.

No curso de sonoplastia, que também tem cinco vagas disponíveis, o aluno deve aprender estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.

O curso de produção cultural, por sua vez, deve capacitar aprendizes fornecendo elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal, estadual e federal. Os principais temas abordados serão o processo de elaboração, viabilização e gestão de projetos culturais, segundo a lógica/metodologia das legislações, políticas de apoio, e incentivo à produção cultural. São oferecidas cinco vagas para esse curso.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo seguinte e-mail: mtescoladeteatro@adaap.org.br. O título do e-mail deverá ser Chamamento MT Escola de Teatro. O edital completo está disponível na página da Secretaria de Cultura.

O processo seletivo deve ser realizado em duas etapas. Além do preenchimento da ficha de inscrição, os inscritos devem ser submetidos a entrevistas presenciais com o objetivo de avaliar o interesse do candidato, a disponibilidade de horário para frequentar os dois anos de formação e dinâmicas teatrais que irão avaliar o potencial artístico dos candidatos nas áreas a que se propõem a estudar.

Essa segunda etapa será realizada por uma banca formada por três profissionais com reconhecida atuação e experiência artística nas artes do palco.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422611/visualizar/