Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 19 de Janeiro de 2017 às 20:28
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Prefeito Zema Fernandes responde as todas as demandas levantadas pelos assentados.
Prefeito Zema Fernandes responde as todas as demandas levantadas pelos assentados.

Parceleiros do Projeto de Assentamento Raimundo da Rocha, onde vivem 194 famílias que estão assentadas a cerca de 14 anos na Zona Rural de Nortelândia, se reuniram na tarde desta quinta-feira (19.01) com os representantes da administração pública municipal, para através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Pequenos Produtores, apresentarem suas demandas e obterem respaldo do poder público a fim de melhorar sua produtividade e rentabilidade.

O Chefe do Poder Executivo Municipal está cumprindo um compromisso de campanha, quando se comprometeu a ouvir os pequenos e médios produtores, principalmente os da agricultura familiar, antes de definir as estratégias que alavanquem a economia no meio rural. Dessa forma, está levando todos os secretários nas comunidades rurais, para que ouçam suas demandas e busquem meios de atende-las.

“Estamos promovendo um diálogo franco com todos, e assim levantando democraticamente subsídios que possam nortear nossas ações de governo em consonância com o que eles desejam, sem impor nenhum projeto que não o desejado pelos proprietários rurais” adiantou o prefeito.

O vice prefeito Régis Meira, que também possui propriedade no assentamento desde a sua criação, fez questão de lembrar do compromisso feito durante o processo eleitoral, de ouvir as bases diretamente ligadas ao processo de produção agrícola.

“Viemos aqui para ouvir o que vocês precisam e tem em mente, e só depois a administração vai definir as diretrizes a serem perseguidas. São eles que vão decidir o rumo a ser tomado, caberá a gestão buscar os mecanismos financeiros, técnicos ou políticos para sua aplicabilidade, diversificando a produção e promovendo o desenvolvimento no campo” destacou Meira.

O secretário de desenvolvimento econômico e agricultura Benedito Hudson Monteiro e Mayer, o Bidú, deixou claro que a intenção da administração é dar aos parceleiros a oportunidade de apontar os caminhos que pretendem seguir para alcançar a produtividade, mas que também se envolvam de maneira a garantir o sucesso dos negócios elencados.

No Raimundo da Rocha, o prefeito e os secretários e assessores das diversas pastas ouviram todo tipo de reivindicação, dentre elas a perfuração de poços artesianos dada a dificuldade de agua em boa parte da área, mais implementos agrícolas para atender as necessidades dos produtores, condições de escoar e comercializar a produção, construção de abrigos para ônibus, cursos técnicos na área rural, assistência técnica, desenvolvimento de atividades esportivas, apoio para titulação das terras, disponibilidade de internet, posto médico, entre outros.

O assentado José Luiz de Souza, o Zicão, elogiou a iniciativa da administração municipal em buscar um diálogo com os produtores, levantando suas necessidades. Ele aproveitou para reivindicar o cascalhamento dos currais, dada a dificuldade de acesso neste período de chuvas.

Toninho Castanhel, tesoureiro da Associação de Pequenos Produtores do Assentamento Raimundo da Rocha, pediu para que a gestão elabore projetos exequíveis e que garantam a prosperidade dos 194 parceleiros e possam assim exportar ideias e exemplos bem sucedidos.

Elka Mayer, falou da dificuldade de todos em produzir com qualidade e periodicamente, sem assistência técnica, destacou o trabalho e a luta dos moradores da comunidade e conclamou a todos para se unirem em torno de um só objetivo, que é o de fazer prosperar economicamente o assentamento.

“Se não unirmos todos não vamos a lugar nenhum, precisamos do apoio do poder público, mas de nada adianta esse apoio senão abraçarmos as ideias e executa-las com perseverança e comprometimento” frisou ela.

Após ouvir todas as reivindicações, o prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes, respondeu a cada uma das demandas, e assim como fez no Assentamento São Francisco, deu os encaminhamentos necessários a todas, porém, deixou claro que muitas delas dependerá do envolvimento de todos e outras de gestões junto a órgãos Estadual e Federal.

Ele destacou que grande parte das demandas são as mesmas já ouvidas noutro assentamento e reforçou a tese de unidade em torno das propostas e projetos a serem desenvolvidos, para que eles obtenham sucesso e possa atender a expectativa de todos. Reforçou ainda que todos estudem melhor o fortalecimento do cooperativismo como mecanismo de impulsionar o desenvolvimento econômico rural.

“Vocês devem ir para casa e pensar com carinho no fortalecimento da cooperativa como instrumento de apoio a todas ações que empreenderem daqui para frente, se é que almejam transformar o status quo a que estão experimentado” instigou o gestor.

O prefeito atendeu o pedido de um grupo de mulheres para reativar o módulo de costura industrial através do projeto Japuíra, objetivando incrementar a renda familiar, e determinou a sua equipe a reinstalação das máquinas de costura a partir de Março, quando também o departamento de esportes deverá iniciar as atividades esportivas como judô, capoeira, por exemplo.

Sobre a demanda por assistência técnica, ele informou que o município está buscando selecionar profissionais das áreas de veterinária, zootecnia, agrícola, e outras necessárias ao aprimoramento das atividades desenvolvidas no assentamento, e pediu que aguardassem a conclusão do processo legal de contratação de mão de obra especializada.

Zema Fernandes tratou ainda do funcionamento do mini laticínio, inaugurado no final do ano, que está todo equipado, e pode se transformar num grande indutor do crescimento da bacia leiteira, agregando valor e melhorando a rentabilidade da cadeia produtiva.

“Ao invés de vender o leite in natura, podemos agregar valor produzindo diversos produtos com essa matéria prima, como queijo, iogurte e outros, isso vai gerar mais renda. Mas é claro, que vocês precisam encampar o laticínio e juntos tocar esse empreendimento que é de vocês” conclamou ele.

O representante maior do Poder Executivo foi categórico ao afirmar que todas as ações serão planejadas, depois de discutidas e aprovadas por todos os envolvidos no processo, a fim de assegurar êxito na execução das demandas pleiteadas.

Estiveram presentes os secretários Marlene Júlia (Administração e Finanças), Edilseusa Oliveira de Souza (Educação), Marcia Deungaro (Social), Antônio Quinteiro (gabinete), os vereadores Flávio de Sá, Ditinho, Andrey, a presidente da Câmara Maria Aparecida de Oliveira, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Aparecido Adelino Antônio da Silva (Parente), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Aderson Perovano (Tulipinha), o chefe do Departamento de Agricultura Valdey Souto, o chefe do departamento de esportes e vereador licenciado Vagnir Barbosa Batista (Liu), o chefe do departamento de transportes Mauro Roberto da Silva, e assessores das pastas de Educação, Administração, Social e Agricultura, além de representantes da Empaer e Sicredi.





Notícias Relacionadas


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422974/visualizar/