Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Fevereiro de 2017 às 09:08
Por: Lorena Bruschi e Natalie Luna | Gcom-MT

    Imprimir


Recursos para a reforma dos sete Hospitais Regionais de Mato Grosso e para regularizar os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram discutidos na agenda do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e do Secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (07.02), em Brasília.

“Nós temos hospitais de mais de 30 anos que nunca passaram por reforma. O de Alta floresta, o de Sorriso, esses hospitais precisam de uma reforma. Pedimos recursos da união para que isso possa ser feito”, conta o governador.

Taques falou também sobre o aumento dos recursos do estado para a atenção básica e atenção primária. A atenção básica é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com todo o sistema de Saúde, conforme informações da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Para o ministro Ricardo Barros, a reunião foi um marco importante para que o Estado consiga, com a orientação da equipe técnica ministerial, acessar o aporte de recursos federais para a saúde. “Nossa assessoria deu as orientações, e assim que houver a possibilidade de entrar com os projetos no sistema nos vamos poder avaliar os pedidos que forem feitos, para poder liberar ao estado de Mato Grosso”, explica.

“Uma satisfação poder reencontrar o ministro, e apresentar juntamente com os deputados estaduais e federais que participaram da reunião, as demandas do estado de Mato Grosso. Estamos solicitando uma majoração do teto financeiro para média e alta complexidade do estado”, afirma o secretario de Saúde, João Batista Silva.

Samu

Há mais de cinco anos o projeto do Serviço de Atendimento Móvel ficou parado e não foi efetivamente implantado nas regiões do estado, conta o secretário de Saúde de Mato Grosso. “Estamos vendo para prestar contas e pedirmos mais ambulâncias novas para que possamos atender mais a população”, afirma.

“Também discutimos a questão do Samu. Em mato Grosso há um tempo, entre 2011 e 2012, foram recebidas viaturas para o transporte sanitário sem nenhuma regularidade, sem recursos humanos para fazer frente a essas viaturas, como é o caso de Sinop que está parado”, acrescenta o governador Pedro Taques.

Estiveram presentes na ocasião os senadores José Medeiros e Cidinho Santos; os deputados estaduais Guilherme Maluf e Dilmar Dal Bosco; e os federais Ezequiel Fonseca, Victorio Galli e Nilson Leitão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423131/visualizar/