Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Março de 2017 às 10:41
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia realizou nesta quarta-feira (23.03), uma reunião inter setorial, onde se firmou parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação, com o objetivo de oferecer prestação de serviços especializados ao Grupo de Idosos Santana que frequentam o Centro de Convivência dos Idosos “Vereador Flaviano Corrêa de Moraes”, e assim assegurar qualidade de vida aos mais de 100 idosos assistidos pelo programa.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira Dama Márcia Deungaro Fernandes, informou que a pasta buscou a parceria visando oferecer aos idosos do município novos serviços, estabelecendo uma rede integrada de atenção ao idoso, no qual seja promovida a integração entre todos os níveis de atenção à saúde, atendendo em suas diferentes esferas de saúde, educação e sociais.

“O intuito da administração é assegurar mais qualidade de vida, identificando deficiências e promovendo orientações e os encaminhamentos necessários para que tenham um envelhecimento saudável” sintetizou ela.

O prefeito municipal Zema Fernandes, destacou que determinou a sua equipe, desde o início da gestão, que as secretarias e departamentos promovam a integração de ações, objetivando melhorar a prestação de serviços para a população.

“Precisamos ter uma visão ampla da gestão e trabalhando em conjunto vamos garantir que os recursos públicos atinjam efetivamente o cidadão” frisou o prefeito.

O Secretário Municipal de Sáude Rubilan Nunes de Oliveira, disse que a ação permitirá que os profissionais acompanhem constantemente o estado de saúde dos idosos, podendo evitar complicações, como o acidente vascular encefálico (ou cerebral – AVC), insuficiência cardíaca, doença vascular de extremidades e insuficiência renal crônica, além de tratar principais fatores de risco, como excesso de peso e obesidade, como também sedentarismo e ingestão excessiva de sódio.

“Essa parceria fará com que possamos orientá-los e promover modificações no estilo de vida, como a prática de atividade física e uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais, além de um menor consumo de alimentos industrializados, já que estes são ricos em sódio, o que consequentemente incidirá diretamente na qualidade de vida de todos” explicou.

A partir de agora os integrantes do Grupo de Idosos Santana serão atendidos durante as atividades realizadas semanalmente, por uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretária Municipal de Saúde, que compreende profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, e fonoaudióloga. A Secretária Municipal de Educação disponibilizará um orientador físico para atendê-los.

Participaram da reunião, a nutricionista Josiany Del Castanhel Castello, a fonoaudióloga Wagmar Alves de Oliveira, a Orientadora Física Nayara Dias, a Assistente Social e Coordenadora do CRAS Aline Itacaramby, a Asssessora Especial da Assistência Social Elena Regina Campanholi, enfermeiros e técnicos das pastas envolvidas no trabalho em rede municipal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423572/visualizar/