Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 28 de Março de 2017 às 10:10
Por: Veja.com

    Imprimir


Impotência sexual? A solução pode estar na sua gordura abdominal (iStock/Getty Images)
Impotência sexual? A solução pode estar na sua gordura abdominal (iStock/Getty Images)

Alguém poderia imaginar que a retirada de células-tronco da gordura abdominal reverteria casos de impotência sexual? Essa foi a conclusão de um trabalho inédito dos pesquisadores do Hospital Universitário de Odense, na Dinamarca, apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia, em Londres, no último sábado 25.

O experimento mostrou que homens que não tinham mais ereções depois de terem se submetido a retirada da próstata conseguiram manter relações sexuais normalmente. “É a primeira vez que a terapia com células-tronco permite a pacientes recuperar uma função erétil suficiente para voltar a fazer sexo”, analisou Martha Haahr, pesquisadora do hospital.

Através de lipoaspiração, homens tiveram células-tronco retiradas de gordura abdominal e injetadas no órgão sexual masculino. Seis meses após o procedimento, 8 dos 21 pacientes recuperaram a função erétil suficiente para ter atividade sexual – o que foi mantido durante um ano de observação. Nenhum dos 21 participantes relatou efeitos colaterais significativos durante o período do procedimento, tampouco no ano seguinte.

Os resultados deste teste clínico são de fase 1, ou seja, quando o objetivo é verificar a segurança do método. A promessa é, enfim, ter a possibilidade de tratar pacientes que sofrem disfunção erétil por diversas causas, como diabetes, destacam os investigadores. “Mas trata-se de um teste ainda limitado”, acrescentou Haahr.

A equipe recebeu autorização das autoridades dinamarquesas para passar os testes “diretamente para a fase 3 e, dessa forma, avaliar a eficácia do método em um maior número de pacientes operados de câncer de próstata”, comentou Lars Lund, médico do hospital universitário de Odense.

(Com AFP)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423619/visualizar/