Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 03 de Maio de 2017 às 11:38
Por: G1/MT

    Imprimir


Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-fera (3) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostrou que 70% dos eleitores defendem o fim do foro privilegiado para autoridades. 24% são a favor da manutenção do foro, e outros 6% disseram que não sabem qual é a melhor saída sobre a questão.

De acordo com a lei atual, deputados, senadores e ministros, por exemplo, têm prerrogativa de só serem investigados e processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para governadores, o foro é o Superior Tribunal de Justiça.

Um projeto aprovado na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado prevê o fim do foro para as autoridades, que passariam a ser investigadas e processadas na primeira instância da Justiça. No entanto, o texto ainda deve passar pelo plenário da Casa e também pela Câmara antes de virar lei.

Segundo o Datafolha, quanto maior o grau de escolaridade, mais as pessoas são contrárias ao foro privielegiado. A rejeição a esse dispotivo é de 82% entre quem tem nível superior, de 74% dos que terminaram o ensino médio e de 57% dos que estudaram até o ensino fundamental.

Os homens contários ao foro são 75%; as mulheres, 66%. Por regiões, onde há mais eleitores que querem o fim dessa regra é no Sul, 75%. Em seguida vem Sudeste, 74%. O índice é de 64% no Centro-Oeste e no Nordeste e de 61% no Norte.

O menor índice entre simpatizantes de partidos foi entre aqueles que disseram ter afinidade com o PMDB, 62%. Entre os simpatizantes do PSOL está a maior rejeição ao foro, 79%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424207/visualizar/