Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 10 de Maio de 2017 às 06:34
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Se a última estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) se confirmar, Mato Grosso irá colher uma safra verdadeiramente histórica de milho, podendo somar mais de 28 milhões de toneladas do cereal, volume exclusivamente produzido em segunda safra. Os dados mostram que a produção reestimada acrescenta 9 milhões/t à safra 2015/16 e pode ser 47,13% maior que a do saldo anterior, em 19,09 milhões/t.

Nessa quarta estimada, divulgada na última segunda-feira pelo Imea, foram revisados positivamente, tanto os dados de área plantada com o cereal quanto a produtividade aguardada para a safra, o que impactou diretamente sobre a nova projeção à produção estadual.

A área semeada da safra 2016/17 foi revisada para 4,7 milhões de hectares (ha) na nova previsão, refletindo não só o ajuste positivo realizado na área da safra 2015/16, como também, um novo sentimento de elevação no cultivo do cereal em 2017 captado pelo levantamento de safra realizado em abril junto aos agentes de mercados e produtores do Estado. “Nesta nova estimativa, a área da safra 2016/17 apresenta incremento de área de 421 mil hectares em relação à safra 2015/16, firmando-se como a maior área já semeada com o cereal em Mato Grosso”, exclamam os analistas do Imea.

Nesta nova safra, com a confirmação de maiores percentuais de área sendo semeada dentro da janela ideal (final de fevereiro) no comparativo com os anos anteriores e também com a consolidação de boas condições climáticas nos meses de março e abril em grande parte do Estado e boas expectativas de clima para maio, a perspectiva de produtividade se tornou ainda mais otimista para a safra 2016/17.

“Na nova previsão, é aguardada a produtividade média estadual de 98,8 sacas por hectare contra a estimativa anterior de 96,6 sc/ha. Se esses números se confirmarem, haverá um incremento anual no rendimento de 34,05%”, pontuam os analistas.

No comparativo de produtividade entre as regiões, as maiores médias estão sendo aguardadas neste momento nas regiões médio-norte e sudeste, ambas com expectativa de 100,9 sc/ha. Em seguida, a região oeste se destaca com a terceira maior produtividade estadual na nova previsão, com 99 sc/ha. Já as menores produtividades estão sendo aguardadas, neste momento, nas regiões norte e nordeste, com 89,5 sc/ha e 93,5 sc/ha, respectivamente. Apesar dos bons volumes pluviométricos em grande parte do Estado, a baixa incidência de luminosidade em alguns períodos de desenvolvimento da planta pode ser um limitador ao rendimento esperado. “Ainda assim, a expectativa de rendimento a campo na safra 2016/17 é otimista, com a consolidação das condições climáticas de maio sendo o fator-chave para a confirmação de volumes a campo ainda melhores”, destacam.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424347/visualizar/