Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Maio de 2017 às 08:16
Por: Jaqueline Siqueira/Da Assessoria

    Imprimir


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), através dos secretários municipais de saúde realizam nesta quarta-feira (10) a doação de sangue e cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). A coleta de sangue e cadastramento dos gestores ocorre às 14h, nas dependências do MT Hemocentro e têm por objetivo sensibilizar a população, principalmente as das regiões indígenas e quilombolas, visando assim ampliação dos genótipos inseridos no cadastro de voluntários.

A proposta da doação partiu do secretário de Saúde de Tapurah, Marco Felipe que foi apresentada em reunião de diretoria no dia 5 de abril. O gestor que compõe a atual diretoria do colegiado de gestores explica que a ideia da ação partiu da vivência em seu município, onde surgiu a necessidade de um paciente. “Levei o debate para o coletivo e decidimos transformar em ação social a doação é simples, e quanto maior for nosso banco, e quanto maior a variedade genotípica, maior serão as chances de realizar a doação”, sintetizou Marco.

A explanação sobre a ação de doação de medula contou com a explanação técnica de Silvana Kruger, que é servidora do MT Hemocentro. Ela reafirmou a importância de ampliar e ter os mais variados genótipos na base de registro de candidatos a doação. “É de suma importância que o REDOME atinja as mais diferentes raças e populações miscigenadas, pois quanto maior a variabilidade genotípica, maior a possibilidade de doação”, informou Silvana.

Foram apresentadas ainda de forma sucinta aos gestores municipais as exigências apresentadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para acesso e a descentralização da coleta.

Atualmente a coleta é realizada apenas no MT Hemocentro, o único banco de sangue público do Estado. “Nosso desejo é que possamos ampliar não somente o número de potenciais doadores de medula, mas também que esta ação possa ampliar e sensibilizar a população para a doação de sangue, visto que nossos estoques estão baixos”, afirmou a técnica.

Para a presidente do COSEMS/MT, Silvia Regina a iniciativa da ação é louvável e vem de encontro ao planejamento idealizado pelos gestores de Saúde que buscam melhorias contínuas ao SUS. “As ideias trazidas pelos membros da diretoria são apreciadas e sempre buscamos soluções para que as ações sejam implementadas, afinal a luta pelo SUS é algo que carregamos no sangue, e doar é o que mais realizamos em nossos municípios. Agora vamos continuar nos disponibilizando sendo candidatos a doadores de medula”, finalizou.

Vale destacar que o REDOME é um cadastro que reúne informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas etc.) de voluntários à doação de medula para pacientes que precisam do transplante. O sistema informatizado cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados no REDOME com as dos pacientes que precisam do transplante, e somente quando é verificada compatibilidade, a pessoa é convocada para efetivar a doação. Ou seja, neste primeiro momento os secretários irão apenas ser cadastrados, podendo ser convocados à doação.

Mato Grosso tem produção anual estimada de 10 mil novos possíveis doadores, cuja série histórica era baixa e vem aumentando gradativamente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424355/visualizar/