Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 01 de Setembro de 2012 às 08:26
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) acredita que o julgamento do caso Mensalão irá transformar o protótipo da política brasileira. “Acredito que a decisão do Supremo vai resultar em consequências importantes para a nova visão, um novo paradigma para o sistema político em geral”, disse ao participar do 2º Congresso Internacional de Direito Constitucional, em Cuiabá.

De acordo com ele, o julgamento está tendo um grande apelo político devido às pessoas que estão envolvidas no caso. “Está sendo um julgamento que tem grande apoio político por conta das pessoas envolvidas, que têm grande representatividade na base partidária do governo”. Apesar disso, afirma que o Supremo não é influenciável. “O julgamento do Mensalão vai fixar paradigmas no que diz respeito à matéria de corrupção, de abusos, desvios administrativos, na questão ligada à lavagem de dinheiro tanto para o âmbito político federal quanto político estadual e regional”.

Segundo Mendes, o caso deve ter um desfecho até o final de setembro. “O julgamento está indo bem. Ainda estamos no início, mas é possível que até o fim ou meados de setembro tenhamos o fim deste julgamento”.

O Mensalão é conhecido como o maior escândalo do Brasil. Ao todo, são 38 réus acusados de envolvimento em suposto esquema de desvio de verba pública e pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo Lula (2003-2010).

O Tribunal analisa acusações relacionadas a sete crimes diferentes: formação de quadrilha, lavagem ou ocultação de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta. Dos 38 acusados, apenas um é de Mato Grosso. O deputado federal Pedro Henry (PP) é acusado de corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42438/visualizar/