Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 01 de Setembro de 2012 às 08:09
Por: RENATA NEVES

    Imprimir


Apenas uma chapa concorre à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, cuja eleição de seus membros ocorrerá na próxima terça-feira (4). Formada por sete deputados, ela é encabeçada pelo atual presidente, deputado estadual José Riva (PSD), e pelo primeiro-secretário, deputado Mauro Savi (PR), que disputam a reeleição, e já detêm apoio de pelo menos 19 parlamentares, quantidade suficiente para lhe garantir a vitória.

Além de Riva e Savi, compõem a atual mesa diretora os deputados Romoaldo Júnior (PMDB) e Luiz Marinho (PTB), que respondem pela primeira e segunda vice-presidências, e Dilmar Dal’Bosco (DEM), Airton Português (PSD) e Wagner Ramos (PR), nos cargos de segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente.

Embora alteração na Constituição Estadual e no Regimento Interno da Casa tenha garantido aos atuais membros da Mesa o direito de disputar reeleição, Airton Português e Wagner Ramos não pleiteiam a continuidade.

No lugar de Português, concorre à terceira secretaria o deputado Walter Rabelo (PSD). A quarta secretaria, deixada por Wagner Ramos, será disputada por Luiz Marinho, enquanto a segunda vice-presidência, ocupada atualmente pelo petebista, será pleiteada por Sebastião Rezende (PR).

Apesar da formação atual da chapa, confirmada por seus membros, Riva afirma que ainda não decidiu se será candidato a presidente. Segundo ele, o assunto será discutido na próxima segunda-feira (3) e resolvido em definitivo na terça (4), antes do início da eleição.

“Teremos reunião do Colégio de Líderes para discutir o assunto. Existem várias opções e elas serão debatidas no colegiado. Qualquer um dos 24 deputados está apto a ser candidato. A Assembleia está madura e os deputados estão conscientes do seu papel. Hoje não há necessidade de eu ser presidente, pois conquistamos muitos instrumentos que aperfeiçoaram a fiscalização”, disse o deputado.

Caso Riva decida não concorrer, o líder do governo na Assembleia, Romoaldo Júnior, apresentará seu nome à presidência. Salienta, contudo, que apoia de forma irrestrita a candidatura de Riva. “Se ele for candidato, o apoiarei. Se não for, colocarei meu nome à disposição”.

Oposição – A intenção de formar uma chapa de oposição, levantada pela deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), não se consolidou. Adversária histórica de Riva, ela sempre se posicionou contra sua gestão à frente da Casa. Tanto, que foi a única a votar contra a eleição dele em 2010.

“As conversas estavam avançadas, mas eu e os demais deputados que estavam pleiteando formar outra chapa acabamos nos afastando da Assembleia para cuidar de campanhas no interior e as articulações se encerraram. Além disso, não havíamos conseguido o apoio de sete colegas, quantidade mínima necessária para formar uma chapa”, justificou a socialista.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42441/visualizar/