Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Maio de 2017 às 09:13
Por: G1/MT

    Imprimir


Campanha vai até o dia 26 de maio no país (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Campanha vai até o dia 26 de maio no país (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

A pouco mais de uma semana do término da campanha nacional de vacinação contra a gripe, 340 mil moradores se vacinaram em Mato Grosso. O balanço, divulgado na quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde, indica que 41,7% do público-alvo foi vacinado até o momento. A meta para o estado é vacinar 678 mil pessoas. A campanha termina no dia 26 de maio.

Em Mato Grosso, a adesão do público-alvo está em 33,3% entre as crianças; 56,3% trabalhadores de saúde; 40,5% gestantes; 53,3% puérperas; 2,6% indígenas; 52,5% idosos; e 39,4% entre os professores. Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 68,3%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (53,1%), Sudeste (52,9%); Nordeste (47,8%) e Norte (43%).

Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina. Em todo o país, apenas 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 53% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorreu no último sábado, dia 13 de maio.

Para o Ministério da Saúde,é importante que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas no inverno, quando os vírus da Influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada, por isso é necessário que as pessoas, integrantes do público-alvo, se conscientizem e procurem os postos de saúde para se vacinarem antes do período de inverno.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

Vírus
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424539/visualizar/