Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Junho de 2017 às 07:20
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Autos e motos, que juntos respondem por mais de 79% do mercado de 0-KM, cresceram nas comparações
Autos e motos, que juntos respondem por mais de 79% do mercado de 0-KM, cresceram nas comparações

As concessionárias de veículos zero quilômetro de Mato Grosso encerraram o mês de maio com vendas de 6.976 unidades, marcando o melhor desempenho até agora do segmento, em 2017. As vendas foram puxadas pela comercialização de motos e automóveis leves, que juntos respondem por mais de 79% dos emplacamentos realizados no Estado nos últimos cinco meses. Na comparação mensal, entre os resultados de maio ante abril, o crescimento é de 33,13%.

Os dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram ainda que o desempenho das vendas no Estado, na comparação mensal, com alta de 33,13%, superou a média do mesmo período observada no país, que foi de 24,63%.

De acordo com a Fenabrave foram comercializados/emplacados em maio no Estado - entre auto, comercial leve, caminhão, ônibus, moto e implemento rodoviário –, 6.976 unidades contra 5.240 em abril. Desde o mês passado, o presidente da Fenabrave/MT, Manoel Guedes, tem observado que os consumidores estão correspondendo aos apelos das revendas, já que como frisa, “esse é o momento do comprador, pois as concessionárias estão apostando em promoções para levar este cliente para dentro da loja”.

Pela primeira vez nesse ano também, as vendas anuais registraram o primeiro avanço positivo, já que entre maio de 2017 e maio de 2016, houve incremento de 8,12% nas vendas, com o total comercializado saindo de 6.452 para os atuais 6.976.

Mesmo com o melhor mês em vendas do ano, o setor ainda vem contabilizando perdas em relação a 2016. Nos cinco primeiros meses foram comercializadas 28.977 unidades, recuo de 9,26% em relação ao acumulado nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2016 que somou 31.935 unidades.

Considerando os segmentos com a maior expansão, os automóveis somaram crescimento de 9,82% na comparação anual, com 2.415 unidades ante 2.199 em maio de 2016, participando com 36,20% do mercado total de veículos 0K de Mato Grosso. Já as motos, com participação de 43,40% no mercado mato-grossense, registraram a comercialização de 3.042 unidades no mês passado contra 2.987 em igual mês do ano passado, crescimento de 1,84%. Ainda na comparação anual, o segmento de implementos rodoviários foi o único no Estado a encerrar o período em queda, apontando redução de 13,64%.

BRASIL - A venda de veículos novos no Brasil subiu 16,77% em maio deste ano ante maio do ano passado, para 195,5 mil unidades.

O mercado acumula, de janeiro a maio, expansão de 1,57%, para 824,4 mil unidades, em soma que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. É a primeira vez desde 2013 que a venda de veículos novos apresenta crescimento no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. O setor passou a enfrentar quedas antes mesmo do início da crise econômica, em função de uma diminuição da oferta de crédito para veículos.

Os resultados positivos, no entanto, tiveram pouca contribuição do consumidor pessoa física, conhecido no setor como "varejo". A exemplo do que ocorreu em março, a maior parte do crescimento foi causada por vendas mais expressivas para clientes pessoa jurídica, como locadoras de veículos, produtores rurais e frotistas em geral.

Para o presidente da Fenabrave, Assumpção Júnior, os números de maio confirmam uma tendência de recuperação. Ele citou o crescimento do PIB no primeiro trimestre como um sinal disso, destacando o desempenho mais forte do agronegócio. "Esses indicadores positivos refletem diretamente em nosso setor, pois ampliam a confiança do consumidor e de empresários em investir nos produtos que comercializamos", disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424779/visualizar/