Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Junho de 2017 às 14:45
Por: Keka Werneck/Gazeta Digital

    Imprimir


Para marcar o aniversário de 26 anos de atuação em Cuiabá, o Centro de Valorização da Vida faz uma semana de combate ao suicídio, de 24 a 30 de junho, e um dos alertas mais urgentes vai para a necessidade de diagnóstico e tratamento das doenças psiquiátricas, que são associadas a 90% dos casos de pessoas que tomam a extrema decisão de se matar.

Entre as doenças psiquiátricas, a depressão e os transtornos de ansiedade são as mais preocupantes.

"Muita gente sofre disso e nem sabe", ressalta Ana Rosa Nunes, da coordenação do CVV na capital. "A gente fala que suicídio é prevenível porque essas doenças são tratáveis".

O psiquiatra e pesquisador de São Paulo, Fernando Fernandes, que é youtuber, abriu o evento, dia 24, com uma palestra sobre a polêmica série “13 Reasons Why”, da Netflix, que estreou em abril deste ano, e fez aumentar ou chamados ao CVV, que dá apoio emocional aos que estão no limiar de suicidar. A série trata da jovem Hanna Baker (Katherine Langford), adolescente que, após sofrer vários tipos de bulliyng, resolve ao final da série por um fim em si mesma, se matando.

Neste vídeo abaixo, o médico confirma que 90% dos casos de suicídio são ligados a doenças psiquiátricas.

Confira o vídeo "7 fatos sobre o suicídio".

Jovens e suicídio

Depressão e isolamento levam também jovens ao suicídio.

Neste contexto é que surgiu o fenômeno mundial do jogo da Baleia Azul, que vem sendo investigado pela Polícia, inclusive em Mato Grosso.

Menina conta como foi 'convidada' a se matar no jogo 'Baleia Azul'

Núcleo especial da polícia vai investigar 'jogo suicida'

Programação

O CVV convida a todos para uma programação que inclui palestras, rodas de conversas e meditação.

Qualquer pessoa pode participar no Grande Oriente do Brasil, na avenida do CPA, 4733. Entrada gratuita. Não precisa fazer inscrição.

Reprodução

Semente

Outra coordenadora do CVV na capital, Isaura Titon, descata que o tema da semana de valorização da vida é "há uma floresta que dorme em cada semente". Ela explica que a intenção é ressaltar que todo ser humano tem potencialidades e dependem do ambiente externo para crescer saudável e acolhido.

"Sociedade castradora não permite que as pessoas se encontrem, sejam quem são, e elas vão adoencendo emcionalmente", lamenta.

Estatísticas

A coordenadora do CVV, Ana Rosa Nunes, lamenta o fato de termos, em Mato Grosso, "dados muito precários" sobre o suicídio.

No Brasil, 5,7 pessoas a cada 100 mil habitantes se matam. Sendo assim, o suicídio mata mais que a Aids, por exemplo.

Estes dados não são precisos porque há uma negligência dos governos e das sociedades em evitar essa prática no mundo.

O que se sabe é que a cada 100 mil pessoas, 17 já pensaram sobre isso, 5 fizeram planos, 3 tentaram se matar e, desses 3, apenas 1 chegou ao hospital a tempo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425095/visualizar/