Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Julho de 2017 às 13:57
Por: Lisandra Paraguassu e Ricardo Brito

    Imprimir


(REUTERS/Adriano Machado/Reuters)
Michel Temer: governo ainda insiste que tem 34 votos na CCJ e trabalha para chegar em 42, uma vitória mais folgada
Michel Temer: governo ainda insiste que tem 34 votos na CCJ e trabalha para chegar em 42, uma vitória mais folgada

Brasília – O governo já trabalha com a informação de que o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) vai apresentar um relatório técnico e autorizar o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do presidente Michel Temer e, sem segurança de que tem os números para barrá-la na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tenta mudanças de última hora na composição da Comissão.

Desde a chegada da Alemanha, onde participou da cúpula do G20, o presidente e seus aliados mais próximos intensificaram as negociações para conseguir uma margem de aprovação na CCJ.

Temer determinou aos líderes na base que façam as mudanças necessárias da composição da Comissão para tentar garantir a rejeição do relatório de Zveiter.

Na tarde desta segunda-feira, antes da leitura do relatório de Zveiter, o PR deve anunciar pelo menos duas alterações. O líder do PR, José Rocha (BA), confirmou que terá mudanças em sua bancada na CCJ.

“Eu disse aos deputados que aqueles que não se sentirem confortáveis em votar com o governo podem me pedir para sair”, disse à Reuters. Rocha confirmou que Jorginho Melo (SC) deve ser uma das trocas.

A outra deverá ser Delegado Waldir (GO). Apesar do líder do partido não confirmar a mudança, o Planalto quer o deputado fora da CCJ. Waldir anda quieto nas redes sociais, mas tem feito críticas ao governo e chegou a escrever “Fora Temer” em sua conta no Twitter há algumas semanas.

Os dois deputados ainda constam como titulares da CCJ, mas Rocha confirmou que uma reunião da bancada no início da tarde deve fechar as alterações.

Desde que a denúncia chegou à comissão, quatro alterações de titulares já foram apresentadas à direção administrativa da Câmara –todos da base. A última delas foi do PTB, com a substituição do deputado Arnaldo Faria de Sá (SP) por Nelson Marquezelli (SP).

Um líder da base disse à Reuters em condição de anonimato que a situação continua complicada na CCJ e tende a piorar com um relatório favorável à denúncia.

“A situação está bem deteriorada e vai depender muito do parecer”, disse. “Se vier contrário mostra que nem o PMDB sai em defesa do governo –mesmo que Zveiter seja considerado independente. Se nem o PMDB defende o governo, a mensagem política é muito ruim. Quem bancará o governo?”, disse o líder.

Além disso, acrescentou, um parecer técnico é muito mais difícil de derrubar. Por isso, o trabalho para garantir um texto favorável já na CCJ.

O governo ainda insiste que tem 34 votos –o mínimo necessário– e trabalha para chegar em 42, uma vitória mais folgada.

A troca de integrantes da comissão pode ser feita até antes do início da votação, prevista para ocorrer a partir da quinta-feira.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425333/visualizar/