Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 05 de Agosto de 2017 às 08:36
Por: Repórter News com Easycoop

    Imprimir


A prefeitura municipal de Nortelândia através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura realizou nesta sexta-feira (04.08) no auditório do Centro de Capacitação do Projeto de Assentamento Raimundo da Rocha, onde vivem mais de 190 famílias, uma oficina técnica sobre políticas públicas do Território do Alto Paraguai.

Na programação constou palestra sobre saúde da família pelo médico Linealdo Aguiar, palestras sobre o plano safra 2017/18, PROINF, e a apresentação de resultados do 1º Seminário da Agricultura Familiar, entre outros temas de interesse dos produtores rurais.

O evento é uma parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, através da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso e Colegiado Territorial do Alto Paraguai.

Os agricultores familiares do território rural Alto Paraguai, que fica no município de Nortelândia receberam ainda, as permissões de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura familiar (Sipaf). O Selo beneficia produtores de leite e derivados. A entrega foi durante a oficina de políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), realizada pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso (DFDA-MT).

Atualmente, o Sipaf beneficia cerca de 150 mil agricultores familiares no Brasil. No estado do Mato Grosso, já foram entregues 26 Selos.

Para a coordenadora do Sipaf, Simone Barreto, o crescimento das solicitações indica que a política está dando retorno aos agricultores familiares que já têm o Selo. O resultado positivo, segundo Simone, desperta o interesse em outros produtores. “Nosso objetivo é oferecer reconhecimento às produções e levar essa identificação do produto da agricultura familiar para quem se enquadra”, diz.

A delegada substituta do DFDA-MT, Luciana de Andrade Gallan, disse que que já existe um trabalho de conscientização sobre a importância dos alimentos que receberem o Sipaf. “Os produtos da região do Mato Grosso são muito valorizados. Os agricultores já sabem da importância da identificação, por causa do valor agregado. Queremos aumentar cada vez mais o número de Selos na região”, aposta.

O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes destacou a importância do selo para os pequenos e médio produtores do município, que ganham um importante certificado que pode impulsionar a comercialização dos produtos da zona rural de Nortelândia.

“É uma grande conquista para as pessoas que estão inseridas na agricultura familiar de nosso município, gerando um incremento na renda com essa identificação de suma importância para nossa economia” frisou o prefeito.

Os produtos contemplados são hortaliças, frutas e derivados, como doces em compotas e licores artesanais, além de ovos semicaipiras.

O Selo

O Sipaf é uma ferramenta de visibilidade e valorização dos agricultores familiares. Para quem produz, é um instrumento de agregação de valor e de identidade. Saiba mais sobre o Sipaf aqui.

Participação

Participaram também do evento o vice-prefeito de Diamantino Claudimar Barbacovi, o Coordenador Regional da Empaer Arnaldo Luiz Pereira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Benedito Hudson, produtores rurais e populares.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425668/visualizar/