Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 30 de Agosto de 2012 às 17:27
Por: Catarine Piccioni

    Imprimir


O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), afirmou nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF), que a reestruturação de parte da dívida do estado com a União – por meio da operação de crédito externo junto ao Bank of America no valor de R$ 977.218.681,74 – “vai permitir o equilíbrio das receitas e, consequentemente, impedir problemas em repasses de recursos, por exemplo, para a saúde”.


A operação de crédito foi aprovada ontem pelo Senado. “A partir do ano que vem, tudo ficará normalizado”, disse. Ele citou que, a partir de 2013, haverá liberdade na gestão de todos os fundos. “Todos os anos parte dos fundos vinha sendo usada para cobrir deficits do orçamento. Vamos ter recursos do Fethab (Fundo de Transporte e Habitação) inteiro para aplicação”, observou.

Por outro lado, questionado pelo Olhar Direto, Barbosa respondeu genericamente sobre quais programas e projetos seriam priorizados e em quais seriam usados o dinheiro economizado com a reestruturação de parte das dívida. Disse que o dinheiro vai ser usado para execução do que está previsto no plano de governo.

“Saúde, educação, segurança, área social. Temos vários projetos: fortalecimento da agricultura familiar, mais infraestrutura, interligação de municípios”, disse Barbosa, ressaltando a receita corrente líquida vai ficar menos comprometida com o pagamento da dívida – o percentual de 15% deve cair para 9%.

“Os resíduos (da dívida) travavam isso (a receita). Agora vamos ter um fluxo bacana para equilíbrio da receita”, complementou. A reestruturação deve resultar em economia de ao menos R$ 820 milhões para o Tesouro estadual entre o último quadrimestre deste ano (setembro a dezembro) e no transcorrer de 2013, segundo o economista Vivaldo Lopes, do governo estadual.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42588/visualizar/